Assistência Social distribuiu filtros de barro a famílias em comunidades rurais

0

O filtro de barro, criado no Brasil no início do século 20, na cidade de Jaboticabal (SP), é considerado o acessório mais eficiente para a purificação da água. Esta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Verde iniciou a distribuição de 250 filtros de duas velas e capacidade para 6 litros a famílias inscritas no CADÚnico e que vivem em comunidades rurais e assentamentos do município. A iniciativa visa garantir mais saúde à população. Esta é a segunda etapa da distribuição. A primeira aconteceu a cerca de dois anos.

Na manhã desta terça-feira (25), os filtros, que foram repassados pelo Governo do Estado por meio do Programa Ser Família, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SETASC), foram entregues a famílias da Agrovila João Ponce de Arruda. Na última segunda-feira (24), a distribuição foi feita nos Assentamentos 14 de Agosto, 4 de Outubro, Taperinha e na comunidade histórica de Capim Branco. Nos próximos dias os utensílios serão distribuídos nos Assentamentos Santo Antônio da Fartura e Dom Osório, e na comunidade do Limeira.

A dona de casa Marina Alves Conceição, moradora da Agrovila João Ponce de Arruda, foi uma das beneficiadas com o filtro e destacou a iniciativa. “Muito bom”, afirmou ela. “A água daqui não tem tratamento e com o filtro vai ser uma benção”, disse ela, acrescentando que a água filtrada vai garantir mais saúde às famílias. “Agora estamos felizes com esse filtro que a gente recebeu”, enfatizou. Ela também destacou o trabalho executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Muito bom. Sempre que a gente precisa a gente vai lá e consegue aquilo que estamos precisando”, disse ela.

A também dona de casa Beatriz da Conceição dos Santos Gonçalves destacou a melhoria na qualidade de vida dos moradores que será proporcionada pelos filtros. “Vai ser mais saúde para minha família”, frisou ela, acrescentando a importância da iniciativa da Secretaria de Assistência Social do Município e do Governo em promoverem a distribuição dos filtros. “Tem muitas famílias que realmente precisam e não têm condições de comprar”.

A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, destacou a parceria com a SETASC e a importância dos filtros na garantia de uma melhor qualidade de vida para população. “Estamos muito felizes e agradecidos porque nós entendemos que estamos cuidando da saúde da nossa população, garantindo a todos uma água de qualidade”, frisou ela.

Compartilhar:

Acessibilidade