Parte das ações da “Semana de Valorização da Vida”, show com padre Fábio de Melo atraiu grande público

0

Realizado na noite da última terça-feira (17) em frente ao Parque das Araras como parte das ações da “Semana de Valorização da Vida”, o show do padre Fábio de Melo atraiu um público estimado entre 2,5 mil e 3 mil pessoas.

Com um repertório eclético que foi das músicas religiosas a sucessos sertanejos e da MPB, Fábio de Melo encantou e emocionou o público presente. Além de cantar, ele deu também seu testemunho de superação à depressão. A Banda Somos Um, de Campo Verde abriu a noite de apresentações.

A “Semana de Valorização da Vida”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Assistência Social, é parte do projeto Ser Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes. O objetivo é despertar nas pessoas a importância dos cuidados com a saúde mental e do combate ao suicídio. Wener Santos, presidente do MT-Par, representou a primeira-dama.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, agradeceu ao Governo do Estado pela realização do Programa Ser Família Fé e Vida e destacou sua importância. “Saúde mental é algo, realmente, que tem nos preocupado. Campo Verde, igual a outras cidades, tem sua demanda. E nós estamos aproveitando este momento para fazer uma semana de valorização da vida e trazer a importância das famílias se envolverem com isso, com a identificação precoce, com acompanhamento familiar para que a gente possa minimizar, diminuir esses problemas com a saúde mental”, disse ele.

Alexandre também falou sobre a estrutura disponibilizada pelo Município para o atendimento de casos relacionados à saúde mental, destacando o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), que funciona no modelo “portas abertas”, ou seja, não tem fila nem é necessário agendar o atendimento.

“No momento em que for preciso, nós estamos de portas abertas. Além do tratamento que for preciso, dos encaminhamentos, do atendimento médico, nós temos ali todo um ‘ecossistema’ voltado ao atendimento, onde a pessoa tem iteração com horta, com animais, com o meio ambiente, o que faz com que todo o processo de tratamento se potencialize”, destacou.

“É isso que nós fazemos. É acolher, é olhar ‘pelo ombro amigo’, você unir a fé com um tratamento tão específico. Eu acredito que nós acertamos, o Governo do Estado acerta porque quando se une a fé, você traz todo esse cuidado, todo esse carinho, esse amor, essa atenção que toda pessoa que sofre de depressão precisa”, disse a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Rosilei Pereira Borges, que também destacou a iniciativa do Governo do Estado em criar o Ser Família Fé e Vida.

A primeira-dama e secretária reconheceu que Campo Verde tem um número preocupante de suicídios, mas frisou que o município tem atuado de forma a tentar reduzir os casos. “Prova disso é o nosso CAPS, que é modelo, que é exemplo para o estado. E nós queremos avançar, esse é o grande passo”, ressaltou.

Compartilhar:

Acessibilidade