Bombeiros do Futuro: Projeto atende 60 crianças em Campo Verde

0

Desenvolvido pela secretaria municipal de Assistência Social em parceria com a 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Projeto Bombeiros do Futuro atende 60 crianças com idade entre 8 e 12 anos em Campo Verde.

A aula inaugural de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (8), no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner e contou com a presença do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, da primeira dama e secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, do presidente da Câmara, vereador Silvio Eventos, do comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Wellington Fraga e do comandante do II Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ednaldo Fernando, além de vereadores e secretários municipais. Rafael Sedano Sabino representou o CMDCA.

Para a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, ter a parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma grande honra. Ela também destacou a importância do Projeto Bombeiros do Futuro.

“É um projeto onde se trabalha a formação das nossas crianças, trabalha a transformação de cada um deles na questão da disciplina, do civismo, na questão da socialização dessas crianças. Para nós é um prazer enorme poder estar junto com as nossas crianças inseridas na nossa sociedade”, disse a secretária.

O Projeto Bombeiros do Futuro oferece aos participantes, noções de salvamento aquático e em altura, combate a princípio de incêndio, primeiros socorros, civismo, ética e cidadania, patriotismo. As ações são desenvolvidas com alunos da Escola Estadual Jupiara e a da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires no contraturno do horário escolar. O prazo de duração do Projeto é de 3 meses.

“Esse projeto visa ter um pouquinho da rotina do Corpo de Bombeiros, juntamente com a parte do patriotismo, do civismo, endossar a questão da cultura do canto ao Hino Nacional, de conhecer nossos símbolos nacionais”, explicou o comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, capitão Wellington Fraga.

Amanda Oliveira é mãe de uma das alunas do Projeto e destacou a importância do Bombeiros do Futuro na formação pessoal dos participantes. “Desenvolve neles a responsabilidade, a disciplina, até o modo de sentar, o modo de conversar eles mudam. Trabalha muito o respeito, além de uma formação profissional no futuro, onde ela possa usar esses ensinamentos, mas também uma formação pessoal, de respeito ao próximo”, ressaltou.

O Projeto Bombeiros do Futuro foi implantado em Campo Verde em 2023. A primeira turma teve a participação de 30 alunos da Escola Estadual Jupiara. “Nos traz satisfação saber que os nossos jovens, as nossas crianças, estão recebendo instrução de disciplina, de comando, de consideração, de vivência mútua com outros alunos, com outras crianças, com outros adolescentes”, destacou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.

Ele também enfatizou que durante a participação nas ações do Projeto Bombeiros do Futuro, os alunos estão seguros e protegidos. “Em um projeto como esse, nós estamos ali cuidando dessas crianças e ao mesmo tempo ensinando”, frisou o prefeito.

Alexandre parabenizou os envolvidos no Projeto e destacou a parceria entre as instituições envolvidas. “Para nós, enquanto entidade pública, é muito bom saber que além de tudo aquilo que nós oferecemos nas escolas, também podemos oferecer em contraturnos ou então em programas, ações com estas que nos enchem de alegria”, disse o prefeito.

Compartilhar:

Acessibilidade