Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero é tema de palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

0

Como parte da programação do “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a na tarde desta terça-feira (15), no Laboratório Municipal, uma palestra onde foi abordada a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficiente do câncer de mama e de colo de útero.

A palestra foi ministrada pelo especialista em oncologia Gabriel Zanardo, de Cuiabá. “A prevenção aumenta as chances de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e aumenta as chances de essa mulher ser curada da doença”, enfatizou Zanardo.

De acordo com o oncologista, estudos mostram que quando o câncer de mama é diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura ficam próximas de 100%.

Gerente de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Hubner frisou que o objetivo da palestra, além da conscientização, é também divulgar os cuidados que devem ser tomados para identificar a doença em seu estágio inicial, como consulta com ginecologista, autoexame das mamas e a realização periódica de mamografia, principalmente entre as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos.

Para as mulheres com menos de 40 anos, o exame de mamografia é recomendado somente para os casos suspeitos de síndrome hereditária ou para complementar, sob determinação do médico, o diagnóstico caso sejam detectados nódulos palpáveis.

Em Campo Verde, conforme destacou a ex-secretária de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma estrutura adequada para o atendimento as mulheres no que diz respeito ao câncer de mama. O Município conta com uma equipe de profissionais preparada, além de equipamento para a realização do exame de mamografia, importante no diagnóstico da doença.

O primeiro passo, conforme explicou a vice-prefeita, é a consulta com clínico geral no PSF. Em caso de suspeita de algum problema, a paciente é encaminhada para o ginecologista, que faz o pedido do exame de mamografia, que pode ser realizado no município ou em Rondonópolis, localidade em que a Secretaria de Saúde mantém convênio com laboratórios de imagem. Os laudos dos exames são feitos por um especialista contratado pela Secretaria de Saúde e os casos que é necessário a realização de procedimento cirúrgico são encaminhados para o Hospital de Câncer de Cuiabá.

De acordo com Edna Queiroz, o tempo de espera pela realização do exame é, em média, de 20 a 30 dias. “A nossa equipe está pronta e preparada para esse assunto tão importante, tão sensível, que é o combate ao câncer. A mulher precisa se cuidar muito porque ela é cuidadora, mas às vezes ela esquece de se cuidar”, enfatizou.

Compartilhar:

Acessibilidade