Na Semana do Meio Ambiente, Campo Verde se destaca na destinação correta de resíduos sólidos

0

A Secretaria Municipal de Agricultura, Regularização Fundiária, Habitação e Meio Ambiente de Campo Verde programou uma série de palestras para marcar a “Semana do Meio Ambiente”. A primeira delas foi realizada na manhã de quarta-feira (5), data em que se comemora o “Dia do Meio Ambiente”, no Plenarinho da Câmara de Vereadores e teve como público os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde.

As palestras estão sendo ministradas pelo segundo sargento Gerviço Santana, da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, pelo engenheiro agrônomo e professor Ailton Cervieri e pela bióloga Mara Magalhães. As próximas palestras serão realizadas nos Assentamentos Dom Ozório, Santo Antônio da Fartura, 14 de Agosto e 4 de Outubro.

Conforme lembrou o secretário Edson da Silva Castro, Campo Verde é destaque no cenário estadual quando o assunto é destinação correta dos resíduos sólidos. A cidade também conta com coleta seletiva, feita por uma cooperativa de catadores. Há também entre 15 e 20 empresas de reciclagem que atuam na coleta de resíduos sólidos.

De acordo com o secretário, o município é um dos poucos de Mato Grosso a contar com coleta seletiva, aterro sanitário, área de trasbordo e triagem – para onde são destinadas as sobras de construção; e um Ecoponto – que recebe pequenas quantidades de madeira, móveis, sobras de podas de árvores e de grama.

O secretário calcula que em Campo Verde são produzidas cerca de 35 toneladas de resíduos sólidos e orgânicos. Desse total, de acordo com Edson Silva Castro, entre 15 e 20 toneladas são destinadas à reciclagem, incluído o que é coletado pelas empresas de reciclagem.

Compartilhar:

Acessibilidade