Em noite histórica para a Educação de Campo Verde, Unemat inicia curso de Administração no Município

0

A noite de 23 de junho de 2025 entrou para a história da educação de Campo Verde por ser a data em que a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), consolidou sua presença no município com a realização da aula inaugural do curso de Administração de Empresas com ênfase no Agronegócio e Empreendedorismo.

Realizada no auditório da Escola Técnica Estadual, a aula inaugural contou com a presença do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, da vice, Edna Queiroz da Silva, da secretária de Educação, Simoni Pereira Borges, da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, do reitor em exercício da Unemat Alexandre Gonçalves Porto, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Ricardo do Nascimento, do diretor político-pedagógico e financeiro do campus universitário do Médio-Araguaia, Heitor Marcos Kirsch, de vereadores e secretários municipais, além do diretor da Escola Técnica Estadual, professor João Batista Borges e do secretário estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação, Alan Kardec.

O curso de Administração terá 8 semestres de duração e está ligado ao campus Universitário do Médio-Araguaia. Estão sendo ofertadas 50 vagas. Com a instalação do polo avançado da Unemat, Campo Verde passa a contar com três instituições de ensino superior presenciais e cinco cursos de graduação. “Hoje para nós é um dia de grande vitória, de grande trabalho da gestão do prefeito Alexandre”, destacou o vereador professor Fábio Alves, lembrando que as tratativas para a vinda da Unemat para Campo Verde tiveram início em 2024.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, em sua fala aos presentes, enfatizou a importância e a dimensão da Universidade Estadual de Mato Grosso no meio acadêmico do estado. “Muitas vezes nem o governo sabe do capital intelectual, sabe o capital científico-profissional que é a Unemat”, observou o gestor.

Com a implantação do primeiro curso, a tendência, de acordo com o prefeito, é que a Unemat se torne cada vez mais presente no município, com a ampliação da oferta de novas graduações. “Nós estamos, neste momento, iniciando uma atividade que certamente, de agora pra frente, ganhará cada vez mais musculatura. Eu diria que, talvez, o mais difícil é o que nós estamos fazendo agora, iniciando a primeira turma, que é apenas a primeira de muitas que virão”, disse o prefeito.

Para Alexandre, a criação de um campus da Unemat em Campo Verde é apenas uma questão de tempo. “Principalmente pela maneira como estamos tratando isso, a intenção nossa é fazer com que Campo Verde tenha uma quantidade maior de cursos e de vagas. Assim, oportunizando mais pessoas em outras modalidades, em outras vocações, em outras atividades as quais nós julgamos interessantes para o desenvolvimento nosso enquanto acadêmico e profissional”, ressaltou.

O prefeito frisou ainda que a política educacional implantada pelo Município, abrange todos os níveis educacionais, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pelo ensino profissionalizante. “Num passado recente, quem de nós imaginávamos que de repente nós poderíamos ter aqui cursos que vêm ao encontro das nossas vocações, como por exemplo técnico têxtil?”, indagou o prefeito, comentando também que a expectativa é que no futuro o município possa contar com a oferta de cursos superiores na área da saúde. “É dever nosso, enquanto construidores de políticas públicas, nos preocuparmos com isso”, frisou.

Além da importância acadêmica da Unemat, Alexandre destacou também a qualidade do corpo docente da instituição, formado por mestres, pós-doutores, cientistas e especialistas. “Pessoas, homens e mulheres que realmente têm um capital intelectual, de formação e de instrução que eu realmente me surpreendi”, frisou. “E eu não tenho dúvidas que os alunos que ora dão entrada, começam a formação, vão perceber o nível de formação que é”, salientou. “E nós vamos continuar trabalhando para que, rapidamente, a gente possa estar falando de mais um curso”, reiterou.

Reitor em exercício da Unemat, Alexandre Gonçalves Porto adiantou que já existem tratativas entre o Município e a Instituição para que o número de vagas em Campo Verde seja ampliado. “Essa oferta é uma parceria com o município. É muito importante destacar a importância da Prefeitura nessa parceria, afinal de contas a Universidade tem essa turma com uma parceria financeira do Município para atender os munícipes daqui”, destacou o reitor em exercício.

“Essa parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Verde é sólida. Nós, secretários do governo Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, temos o prazer de vir aqui e colocar as parcerias para funcionar. E não é diferente na educação superior”, afirmou o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Alan Kardec. “Já temos a consolidação da educação técnica e agora o primeiro curso de Administração com ênfase em Agronegócio pela Unemat. Mas vem mais, vem muito mais aí”, completou o secretário. “A gente já está preparando para o próximo ano um novo curso”, adiantou.

Para o coordenador do curso de Administração e Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Everton Ricardo do Nascimento, a presença da Unemat em Campo Verde supre uma laguna que existia no Município. “É uma região pujante, uma região e desenvolvimento, seja de inovação, seja de desenvolvimento econômico. E para nós, enquanto coordenador do curso de Administração, enquanto pró-reitor de Extensão e Cultura, estar atuando em Campo Verde é um grande orgulho, é uma grande satisfação”, afirmou.

Everton também salientou que para o Município, a presença da Universidade é um grande avanço. “Seja no ensino superior, seja no avanço tecnológico ou seja no avanço profissional”, disse ele. “Nós vamos entregar, daqui a quatro anos, cinquenta profissionais à cidade de Campo Verde. Profissionais que podem atuar em diferentes frentes dadas as oportunidades que o curso de Administração demanda”, completou.

Para a secretária municipal de Educação, Simoni Borges, a instalação do núcleo avançado da Unemat em Campo Verde foi um presente para o Município justamente no ano em que ele comemora 37 anos de emancipação. A presença da instituição, avaliou a secretária, reconfigura o universo educacional da cidade. “Quando nós falamos em Educação, nós precisamos olhar para um cenário total. Então, nós temos no nosso orçamento da Secretaria, a responsabilidade com a Educação Básica, mas isso não isenta o Poder Público, lideranças políticas de olhar para a Educação como um todo. E ter o ensino superior aqui em Campo Verde, com esse incentivo da Prefeitura Municipal, é para nós motivo de honra”, afirmou.

Compartilhar:

Acessibilidade