A carne é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. O tradicional arroz, feijão e bife não podem faltar na mesa, seja no almoço ou no jantar. Mas de onde vem a carne vendida no comércio local? Como ela é manipulada? Como é armazenada? É seguro consumi-la?
Para sanar essas dúvidas e promover a comercialização de um produto saudável e seguro, o Procon de Campo Verde, órgão ligado à Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Vigilância Sanitária, realiza nesta quinta-feira (26), uma rodada de palestras com o tema “Carne Segura”.
O evento, que é uma iniciativa inédita no município, será realizado no auditório do Centro Empresarial de Campo Verde (ACICAVE/CDL), a partir das 18h00, e visa, de acordo com a diretora do Procon, Victória Maria dos Santos, “fomentar o debate qualificado e ampliar a conscientização sobre os critérios legais e técnicos relacionados à inspeção sanitária, rastreabilidade, segurança alimentar, qualidade dos produtos perecíveis e boas práticas de biossegurança”.
De acordo com a diretora do Procon, há uma demanda crescente por alimentos seguros e a necessidade de se fortalecer a confiança entre consumidores e comerciantes é uma realidade. “Este evento se configura como uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, troca de experiências e alinhamento das boas práticas já exigidas pela legislação vigente”, aponta a diretora do Procon.
Segundo ela, além das palestras técnicas, haverá também demonstrações de boas práticas que devem ser adotadas por estabelecimentos que atuam com a comercialização de carne e derivados, visando garantir a qualidade do produto repassado ao consumidor final.
“A proposta é proporcionar aos profissionais do setor e à população em geral um ambiente de aprendizagem, sensibilização e diálogo, com vistas à promoção da saúde pública, da segurança alimentar e do fortalecimento da economia”, explica a diretora do Procon.
Ela também destacou a qualidade dos palestrantes e a importância do tema que será tratado. “Eu convido a todos a participarem ativamente deste que será um marco na história da segurança alimentar em nosso município”, disse.
“A presença da população é fundamental para fortalecer a confiança entre consumidores e comerciantes, aprimorar as práticas sanitárias locais e garantir que os produtos de origem animal comercializados em Campo Verde estejam em plena conformidade com as normas de qualidade e segurança. Participem. Vamos juntos construir um comércio local mais seguro e uma população mais bem informada”, disse a diretora do Procon.
Veja abaixo quem serão os palestrantes do Programa Carne Segura:
Gilmar Borges – Tecnólogo em Alimentos, doutor em Engenharia de Alimentos e professor do IFMT Campus Campo Verde. Especialista em qualidade e processamento de produtos de origem animal.
Doutor Gabriel Ferreira – Fiscal sanitário e especialista em direito sanitário e vigilância sanitária. Atualmente exerce o cargo de fiscal da secretaria municipal de Meio Ambiente de Campo Verde.
Doutora Ísis Indaiara – Doutora em Ciências Veterinárias, médica veterinária da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Especialista em inspeção e segurança de alimentos.
Doutor Bruno Rosa de Barros – Médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com atuação direta em inspeção de produtos de origem animal.
Doutor Ivo Firmo – Coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do PROCON Estadual de Mato Grosso e Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor – CONDECON/MT. Especialista em políticas públicas de defesa do consumidor.
Doutora Gisela Simona – Deputada Federal por Mato Grosso, ex-servidora de carreira do PROCON Estadual, com reconhecida atuação em defesa dos direitos do consumidor.