O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira assinou no final da tarde de segunda-feira (6), a ordem de serviços para o início das obras de revitalização e reforma da Feira Livre Municipal Orlando Augusto da Silva. A previsão é que os trabalhos comecem nos próximos 15 dias.
As obras, que incluem reparos no teto, piso, fiação elétrica, hidráulica, reforma de banheiros e dos boxes, serão executadas pela empresa Queiroz Barbosa, que tem sua sede na Bahia. Um dos responsáveis pela empresa já está em Campo Verde.
Os recursos a serem utilizados nas obras são da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e da Prefeitura Municipal e o prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de três meses. “Nós sempre trabalhamos dentro do prazo, do cronograma da obra e a expectativa é de entregar dentro desses 90 dias”, disse Francisco Queiroz, responsável técnico pela empresa Queiroz Barbosa.
Na Feira Livre Municipal trabalham cerca de 150 comerciantes, a maioria pequenos produtores familiares que comercializam verduras, legumes, frutas e derivados da carne e do leite. Aberto aos sábados, o local recebe centenas de consumidores que encontram produtos frescos e de qualidade.
“A preocupação nossa é, além de poder oferecer um ambiente para quem vem comprar é também oferecer um ambiente legal para quem está expondo seus produtos”, disse o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
O gestor enfatizou que os investimentos que serão feitos na reforma e na revitalização da Feira Livre Municipal contribuem com o desenvolvimento da agricultura familiar. “Para nós é muito importante isso. É um fomento, a gente mexe com a economia, faz com que os feirantes possam realmente trazer seus produtos para serem oferecidos à população e assim girar uma parte da economia tão importante para nós que é a comercialização dos produtos da agricultura família”, ressaltou o prefeito Alexandre.
Secretário de Agricultura, Regularização Fundiária, Habitação e Meio Ambiente, Edson Silva Castro frisou que as obras de reforma e revitalização farão a diferença no pavilhão da Feira Livre. Lembrou que o espaço foi entregue aos feirantes em 2002 e que desde então, reformas foram realizadas, mas nenhuma que correspondesse à importância da agricultura familiar para a economia do Município.
“Agora, o lançamento dessa obra vem trazer mais um conforto, mais um aconchego, um ambiente mais detalhado para oferecer um lugar bem espaçoso, tanto para os nossos pequenos produtores, quanto para os nossos consumidores”, disse o secretário.
“A gente estava esperando isso há muito tempo”, disse o presidente da Associação dos Feirantes de Campo Verde, Pedro de Oliveira. “E a gente fica muito satisfeito pelo prefeito ter conseguido [recursos]e fazer essa obra para nós. É muito importante para os feirantes todos. Vai melhorar muito”, completou.
A indicação para que a Feira Livre Municipal fosse reformada e revitalizada partiu da vereadora Socorro dos Santos Souza, que também articulou com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a viabilização dos recursos junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. “Esse recurso, que está sendo assinada a ordem de serviço hoje, veio especialmente através da nossa solicitação, mas com apoio do prefeito, do secretário de agricultura e da Secretaria de Planejamento que elaborou todo esse projeto”, frisou a vereadora. A Feira Livre Municipal foi criada em 1994.