O projeto de monitoramento eletrônico implantado em Campo Verde deu ao município o segundo lugar no prêmio “Cidades Inovadoras”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação, entre as cidades com extrato populacional de 25 mil a 50 mil habitantes. A entrega da premiação, que envolveu 16 municípios, foi realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na última segunda-feira (8).
Com o prêmio, Campo Verde conquistou o direito de participar do Smart City Week Curitiba, a convite do Governo do Estado, e uma bolsa de transferência de tecnologia que será desenvolvida por meio de uma consultoria que será feita por um pesquisador consultor técnico do Parque Tecnológico de Mato Grosso por um período de até 12 meses.
O prêmio Cidades Inteligentes teve 47 projetos inscritos e 16 municípios finalistas. Os projetos passaram por processo de Triagem documental, avaliação técnica e entrevista de validação.
Para o secretário municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação, Clemilson Carvalho, ter o município na fase final do prêmio, demonstra os avanços e o crescimento que estão sendo registrados por Campo Verde em inovação e tecnologia, graças aos investimentos feitos pela Administração Municipal. “A inovação existe para beneficiar a população”, pontuou o secretário. “Esse projeto é muito importante e essa classificação é importante porque a gente difunde o que tem feito a Prefeitura em relação à ciência e à tecnologia”, completou. Esta foi a segunda edição do prêmio Cidades Inovadoras, que tem também o apoio do Parque Tecnológico de Mato Grosso e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).
Secretário estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec explicou que a criação do prêmio Cidades Inovadores tem por objetivo incentivar os municípios a desenvolverem projetos que envolvam tecnologia, inovação e sustentabilidade e, dessa forma mostrar os avanços de Mato Grosso nos segmentos. “A Gente quer agradecer muito os municípios que participaram conosco. Municípios como Campo Verde, que tem até uma secretaria exclusiva de Ciências, Tecnologia e Inovação sai na frente”, frisou o secretário, destacando que a cidade une a força de trabalho do povo com o saber acadêmico, representado por faculdades, instituto federal e escola técnica.
O projeto “Campo Verde, Monitoramento Inteligente, Cidade em Transformação”, une a tecnologia à segurança, e demonstra os investimentos feitos pelo município, avaliou o secretário Francisco Siqueira Sampaio, que responde pela pasta de Apoio Integrado à Segurança Pública. “A gestão vem mostrando isso e tem essa vontade de tornar nossa cidade uma cidade inteligente e cada vez mais investir em tecnologia para que reflita isso em segurança para nossos munícipes”, frisou o secretário.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, que falou em nome de todos os gestores municipais presentes ao evento, frisou que o segundo lugar conquistado por Campo Verde na premiação, demonstra o compromisso da gestão em avançar cada vez mais quando o assunto é inovação, tecnologia e sustentabilidade. “Isso traz para nós um sentimento de dever cumprido, onde nós estamos no caminho certo”, ressaltou.
O prefeito também salientou que as situações vividas pelos municípios nos vários setores de responsabilidade da Administração Pública devem ser debatidas sob a lógica da inovação, porém, “com responsabilidade, inovação, sustentabilidade e inteligência”. “E ficar em segundo lugar nessa categoria, para nós é de uma importância muito grande. Certamente nós iremos replicar mais ações como essa em diversos outros setores para que a gente possa, constantemente, estar inovando as políticas públicas no município de Campo Verde”, ressaltou.