ETEC Campo Verde comemora um ano de funcionamento e anuncia novos cursos

0

Inaugurada no dia 10 de abril de 2024, a Escola Técnica Estadual de Campo Verde (ETEC/CV) comemorou na última quinta-feira (10) seu primeiro ano de funcionamento. Durante a solenidade de abertura das comemorações, o diretor João Batista Franco Borges anunciou a criação de 10 novos cursos técnicos em 2026.

Inicialmente com 140 alunos divididos nos cursos de Técnico Têxtil e Automação Industrial, a ETEC/CV conta atualmente com 399 estudantes e acrescentou à sua grade os cursos de Manutenção de Máquinas Industriais e de Logística.

Para o diretor da ETEC/CV, o ano foi de satisfação pelos avanços e conquistas alcançados. “A gente espera que a sociedade esteja já reconhecendo a nossa escola e, não tenham dúvidas, que todo o esforço necessário vindo do Governo do Estado via governador Mauro Mendes, via nosso secretário Alan Kardec e de toda equipe da SECITECI (Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação), está sendo tratado da melhor forma possível para chegar os melhores cursos aqui para os nossos alunos”, disse o diretor. “Foi um ano de sucesso”, completou.

Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a implantação da ETEC/CV foi uma grande conquista para a população de Campo Verde e, salientou ele, em breve os frutos começarão a serem colhidos. Alexandre também ressaltou que a grade de cursos ofertada foi elaborada de acordo com a vocação econômica do Município, que é hoje o maior polo de produção de fios têxteis do Centro-Oeste Brasileiro.

“Nós trouxemos para a Escola formação técnica voltada à mão de obra qualificada da nossa vocação, que é a produção de algodão”, frisou ele.

De acordo com o prefeito, o Município elaborou um plano de ação voltado à verticalização da produção agrícola do qual a Escola Técnica é peça fundamental. “Nós fixamos em algumas vertentes, como incentivo, infraestrutura, formação de mão de obra e o aspecto logístico”, explicou ele. “Graças a Deus nós temos conseguido trabalhar positivamente em todas essas frentes”, frisou.

Algumas dessas frentes, destacou o prefeito, já estão apresentando resultados, como a ampliação da produção de fios, que já se aproxima de 5 mil toneladas por mês. “E a formação de mão de obra nós sabemos que é uma dificuldade que temos no estado e está sendo resolvida com instituições como a Escola Técnica”, observou o prefeito. “Isso aqui faz parte de uma etapa do nosso programa de verticalização do processo têxtil e a gente parabeniza o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Verde por essa instituição que tem formado mão de obra qualificada, o que faz parte desse grande programa nosso” completou.

De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual de Campo Verde, João Batista Franco Borges, os cursos a serem implantados em 2026 serão: Técnico em manutenção e suporte de informática, técnico de biocombustível, técnico em sistema de energia renovável, técnico em agricultura, técnico de segurança do trabalho, técnico em administração, técnico em edificações, técnico em agronegócio, técnico em recursos humanos e técnico em enfermagem.

Para 2027, informou o diretor, está em estudo a implantação dos cursos técnicos de programação em jogos digitais, produção de moda e técnico em vestuário. Com uma área construída de 5,5 mil metros quadrados, a ETEC/CV tem capacidade para atender 1,2 mil alunos.

A Escola Técnica Estadual de Campo Verde atua em parceria com a Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, de forma que os estudantes possam cursar o ensino médio regular ao mesmo tempo que fazem o curso técnico. Oferece também cursos subsequentes, destinados a quem já concluiu o Ensino Médio e de formação inicial continuada (FIC). A grande novidade é que alunos egressos da ETEC/CV poderão ingressar em cursos da Unemat sem a necessidade de prestar o vestibular, com a aprovação sendo feita apenas pela análise de currículo.

A  Escola Técnica Estadual de Campo Verde ofertará qualificação para estudantes de Dom Aquino, Jaciara, Nova Brasilândia e São Pedro da Cipa, em parceria com escolas destes municípios. Participaram da solenidade de comemoração do aniversário da ETEC/CV, além do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Kardec, o presidente da Câmara, Silvio Eventos, o líder do prefeito na Câmara, vereador professor Fábio Alves, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares, o secretário adjunto de Ciências, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Alencar Brescancim, o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Clemilson Carvalho do Nascimento e representantes de empresas e instituições parceiras.

Compartilhar:

Acessibilidade