Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizaram no último sábado (29), uma ação de orientação a comerciantes sobre os cuidados que devem ser tomados com a comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint. A iniciativa atendeu a uma determinação da Anvisa.
O produto teve a comercialização suspensa por ter provocado reações adversas em um consumidor, no entanto, a portaria que suspendia a venda foi suspensa temporariamente em razão de recurso impetrado pela fabricante.
Entretanto, os consumidores que fizerem uso do creme dental Colgate Total Clean Mint devem ficar atentos a sinais adversos que possam surgir e interromper o uso em caso de irritação, ardência, inchaço na boca ou lesões. Percebidos os sintomas, a recomendação é que o uso seja suspenso e seja procurado um dentista ou um médico o mais rápido possível.
Os alertas e informação de alterações provocados pelo uso creme dental devem ser feitos à Vigilância Sanitária por meio do link https://enotivisa.anvisa.gov.br/. Já os profissionais da saúde devem utilizar o https://notivisa.anvisa.gov.br/. O comunicado disponibilizado pela Vigilância Sanitária pode ser acessado em https://campoverde.mt.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/5.-Com.-de-Alerta-Sanitario-Colgate-Suspensao-e-Orientacoes.pdf