Com o aumento dos casos de dengue em todo o Brasil e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite também a zika e a chikungunya, a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (18), a mais uma ação de conscientização da população sobre os cuidados com o inseto transmissor.

Nesta segunda-feira (18), servidores da Vigilância Ambiental ministraram palestra no Centro Educacional Paulo Freire, onde estudam 1,4 mil alunos com idade entre 4 e 11 anos. “Nós estamos trabalhando com a conscientização de maneira bem informativa para que eles entendam o quanto é prejudicial ter água parada em casa”, explicou Edmárcia do Nascimento Pereira, coordenadora de área da Vigilância Ambiental.

Durante as palestras, são repassadas orientações sobre como reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, com ênfase na eliminação de recipientes que acumulam água e até os cuidados com as vasilhas dos animais.

De acordo com Edmárcia, a estratégia de trabalhar com as crianças foi adotada porque elas têm grande poder de persuasão junto aos adultos. “A gente vem trabalhando em parcerias com as escolas, orientando desde o menor ao maior a trabalhar com a questão da limpeza do seu quintal, da organização do seu quintal, retirar tudo aquilo que venha a atrapalhar o seu bem-estar”, explicou ela.

De acordo com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, além do trabalho junto aos alunos da Rede Pública Municipal, haverá também palestras na Farmácia Municipal no dia 20, às 9h30 e às 15h30; no Rotary Clube Internacional no dia 23, às 20h30.

Compartilhar:

Acessibilidade