Iniciada no último dia 26 de março, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) segue até o dia 31 de maio em Campo Verde. A imunização reduz os casos de internamento e o risco de evoluir para uma pneumonia e até mesmo levar a óbito.
Até o momento, 36% da meta a ser alcançada no município foi atingida, o que corresponde a 3.044 pessoas imunizadas de um total de 8.449. No último sábado (20), quando foi realizado o “Dia D” da vacinação, 750 pessoas foram imunizadas conta o vírus da influenza.
A vacina, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pode ser acessada em todas as Unidades de Saúde do Município. Para ampliar o alcance, a SMS adotou o horário estendido nas UBS em todas as segundas quartas-feiras do mês, dia em que a vacinação é feita até as 20h00.
A campanha de vacinação contra a gripe tem como público alvo idosos, gestantes e mães que deram à luz há até 45 dias (puérperas), crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, indígenas e pessoas com comorbidades.
“A vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, visto que se trata de uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, responsável por internação e até evolução para óbito”, reitera a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosilayne Medeiros, acrescentando que quem já se vacinou em outras campanhas precisa receber o imunizante novamente em razão do surgimento de novas variantes do vírus.
Campo Verde, nos últimos anos, tem se destacado no estado de Mato Grosso pelos altos índices de imunização alcançados nas campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde e a expectativa é que esse sucesso se repita com a vacinação contra a gripe, que tem ainda pouco mais de um mês para ser encerrada.
Além da conscientização das pessoas sobre a importância de se protegerem contra o vírus da influenza, a Secretaria Municipal de Saúde adota estratégias como a vacinação em domicílio, em empresas e instituições feita por uma unidade móvel; horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde e imunização nas escolas.