Temas relacionados ao envelhecimento são debatidos durante a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

0

Campo Verde está realizando nesta quarta-feira (18) a 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, que está acontecendo no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner. A audiência é aberta ao público em geral.

Durante o evento serão debatidos temas e apresentadas propostas relacionadas aos interesses do público da terceira idade. O tema da 4ª Conferência é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, dividido em cinco eixos temáticos:

– Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais.

– Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.

– Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.

– Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.

– Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos dos direitos da pessoa idosa como política do Estado Brasileiro.

Promotor de Justiça da Comarca de Campo Verde, Marcelo dos Santos Alves Corrêa, defende que o idoso deve ter mais autonomia e independência, e que é preciso acabar com o etarismo, tanto no campo profissional quanto no social, e valorizar a contribuição do idoso à sociedade.

“Esse é o nosso maior problema”, frisou o representante do Ministério Público. “A gente vive uma norma de redes sociais onde o envelhecimento é tratado de maneira invisível”, ressaltou. “Se procurar na internet ‘idoso’, vamos ver lá pessoas ‘esticadas’, em academia, sem cabelos brancos, tentando mostrar uma juventude que já não existe mais, quando na verdade nós temos que ter sabedoria para entendermos, para envelhecer com autonomia”, comentou. “É preciso dar autonomia aos idosos de se autodeterminarem”, afirmou.

Membro do Conselho Estadual de Defesa e de Direitos da Pessoa Idosa, mestre em saúde coletiva e responsável técnica pela saúde da pessoa idosa em Mato Grosso, Celma Lucia Rocha Alves Ferreira ressaltou que a Conferência é o momento de reflexão sobre a temática do evento. “Esperamos que todos aqui estejam atentos para aquilo que querem de melhoria no sentido do envelhecimento. Mato Grosso, o Brasil, Campo Verde tem envelhecido”, apontou ela.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira destacou a importância da Conferência por proporcionar um momento de debate e de entendimentos para que possam ser construídas políticas públicas que vão ao encontro daquilo que esperam os idosos. “Esse grupo de pessoas que contribuíram e contribuem tanto para o crescimento de Campo Verde, tanto no passado como no presente”, enfatizou o prefeito.

Alexandre ressaltou que em Campo Verde são desenvolvidas várias políticas públicas voltadas ao público da terceira idade, mas que ainda há muito o que se avançar. “A intenção nossa é chegar no final desse período com bons debates, com bons encaminhamentos para que a gente possa fazer com que Campo Verde se prepare, tendo aí condições de amparar todos os grupos, principalmente, o da terceira idade”, disse.

De acordo com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, a Conferência é um momento democrático, onde são trabalhadas questões que são importantes para o idoso e suas necessidades no dia a dia. “Para garantir assim os seus direitos, um envelhecimento digno, saudável, onde todos participam da sociedade e de tudo aquilo que deve ser oferecido a esses idosos para que o envelhecimento aconteça de forma natural e de forma respeitosa”, disse ela.

Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Campo Verde, Érica Neusa Fensterseifer, também destacou a importância da Conferência por proporcionar um momento de discussão acerca de tudo aquilo que é preciso melhorar em relação aos idosos. “Cada aqui um vai poder dar a sua opinião sobre o que ele acha que falta e que precisa melhorar”, disse ela. Campo Verde, de acordo com Érica Neusa, tem mais de 4,5 mil idosos.

Durante a Conferência Municipal serão escolhidos os delegados que representarão Campo Verde na Conferência Estadual, que ainda não tem data definida para acontecer.

Compartilhar:

Acessibilidade