Secretaria de Saúde reforça prevenção contra o sarampo com aplicação da Dose Zero

0

Devido a casos da doença registrados em país que faz fronteira com o Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, deu início à aplicação da Dose Zero da vacina contra o sarampo.

O público alvo são as crianças com idade ente 6 e 11 meses e 29 dias. A medida está sendo adotado para proteger as crianças de uma possível reintrodução do vírus do sarampo no Brasil, depois que a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) divulgou que na Bolívia, até o dia 8 de agosto, foram registrados 229 casos da doença.

Conforme explicou a Secretaria Municipal de Saúde, a Dose Zero não faz parte do calendário vacinal, mas está sendo aplicada para oferecer mais proteção a esse grupo etário que é mais vulnerável, reduzindo assim, os riscos de contaminação e transmissão. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e a orientação é para que os pais, ao levarem os filhos para serem vacinados, levem junto a caderneta de vacinação para atualização.

Compartilhar:

Acessibilidade