Secretaria de Saúde realizou 600 atendimentos no “Dia D” de saúde da mulher

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou no último sábado (19), o Dia D” de Saúde da Mulher. O mutirão, realizado no Complexo de Atendimento e Especialidades Cyrio Schenkel, fez parte das ações do “Outubro Rosa”, atendeu 600 mulheres.

Também foram realizados atendimentos com médicos especialistas nas áreas de angiologia (vascular), endocrinologia, dermatologia, neurologia e ginecologia, além de maquiagem, massagem corporal e facial e auriculoterapia.

Joalice Gomes dos Santos (46), foi uma das mulheres atendidas no “Dia D” e aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Eu achei muito legal”, afirmou ela. “A gente trabalha e não é todo dia que a gente pode ir [ao médico]. Ter um dia um dia voltado para a mulher é maravilhoso, porque a gente tira esse dia para cuidar. Legal mesmo, pode continuar”, completou.

Simone Aparecida (57) também aproveitou o “Dia D” para cuidar da saúde e aprovou. “Foi uma boa iniciativa. É muito importante porque a prevenção ainda é tudo”, enfatizou.

Vice-prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva destacou a realização do “Dia D”, e enfatizou a oferta de especialidades por profissionais contratados pelo Município especialmente para a ocasião, como cirurgião vascular e neurologista. Ela também destacou a quantidade de mulheres que buscaram atendimento.

“Foi um dia preparado especialmente para a mulher”, frisou Edna Queiroz, ressaltando que o principal objetivo do “Dia D” foi a prevenção ao câncer de mama, ao câncer de colo de útero e a outras doenças. Edna orientou as mulheres que não puderam buscar atendimento no último sábado, que procurem as unidades básicas de saúde. “O Outubro Rosa vai até o final do mês e o ano inteiro você tem para se cuidar”, destacou.

Balanço – De acordo com os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no “Dia D” de Saúde da Mulher foram coletadas 70 amostras de sangue no Laboratório Municipal, que proporcionarão a realização de mais de 800 exames.

Também foram realizados 20 atendimentos com endocrinologista, 20 com cardiologista, 40 com dermatologista, 25 com neurologista, 60 com ginecologista, 45 exames de ultrassonografia, 60 mamografias, 50 atendimentos de auriculoterapia, 30 consultas com clínico geral e 20 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Foram realizados também atendimentos por piscóloga e assistente social sobre planejamento familiar.

Compartilhar:

Acessibilidade