Final de ano chegou e os trabalhos na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde não param. Neste final de semana, está sendo realizado mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Nesta sexta-feira (20) e neste sábado (21), 100 pacientes que precisam de cirurgia de catarata serão atendidas. No domingo os pacientes retornarão para a avaliação pós-operatória. A ação está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado.
Os procedimentos estão sendo feitos por uma equipe do Instituto de Oftalmologia do Norte e Centro Oeste (IONC), de Cuiabá, no Hospital Municipal Coração de Jesus. Oito profissionais compõem a equipe, sendo dois médicos e seis enfermeiros e técnicos.
A cirurgia de catarata é um procedimento simples. Cada procedimento leva em média 10 minutos para ser realizado e o tempo de recuperação varia de acordo com o paciente. “A recuperação visual pode levar até um mês, mas em uma semana, em média, o paciente repara uma boa melhora”, observou o cirurgião Arthur Lima de Berrêdo Martins.
Para que as cirurgias possam ser realizadas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou toda uma estrutura adequada, o que foi destacado pelo médico. “Nós encontramos uma infraestrutura adequada, tudo dentro dos conformes; uma equipe superdisposta, a parte técnica também completamente disponível. Estamos bem satisfeitos com o que foi disponibilizado”, afirmou o médico Arthur Lima de Berrêdo Menezes.
A dona de casa Lucia Pinto Sampaio Botan acompanhava a mãe Deli Paixão Sampaio, que seria submetida à cirurgia na manhã desta sexta-feira (20) e demonstrou satisfação com a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Quero parabenizar Campo Verde por isso”, disse ela
A dona de casa também destacou que, como os procedimentos estão sendo realizados em Campo Verde, é mais cômodo e tranquilo para os pacientes e para os acompanhantes. “Pra gente é muito gratificante isso. O prefeito e a vice-prefeita estão de parabéns por ter esse mutirão aqui na nossa cidade”, enfatizou a dona de casa.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, lembrou que os pacientes que serão atendidos durante este final de semana, aguardavam na fila para a realização da cirurgia e que o mutirão tem, exatamente, o objetivo de reduzir esse tempo de espera.
“Estamos nesse momento realizando as cirurgias e a gente acha até engraçado porque as pessoas ligam para nós tirando a dúvida se realmente vai ocorrer as cirurgias porque eles estão acostumados a parar tudo no final do ano. E a saúde não, está a todo vapor”, enfatizou. Edna também adiantou que novos mutirões serão realizados ao longo de 2025.
Ela lembrou ainda que durante 2024, várias ações para reduzir as filas de espera foram realizadas em diversas especialidades, como o mutirão de cirurgia de pterígio e o de ortopedia, por exemplo. “Durante este ano, nós fizemos um levantamento e já realizamos, somente no Hospital Municipal mais de 1,8 mil cirurgias”, informou ela.
“Estamos muito felizes em poder começar e finalizar [o ano]com chave de ouro, entregando essas cirurgias para a população. A gente fala que a pessoa que está esperando a cirurgia não é [Somente] um indivíduo, mas é uma família que está aguardando. Então, estamos muito felizes por poder realizar essas cirurgias de final de ano”, frisou Edna Queiroz.