Maior festival de música de Mato Grosso e segundo maior do Brasil, o Festival da Canção de Campo Verde (FESCAN), que este ano terá sua 30ª edição, está com as inscrições abertas, que podem ser feitas pelo link https://forms.gle/aEmfKcsu3dLx78aU7, até o dia 18 de maio. O edital e a documentação exigida para as inscrições podem ser acessados no https://drive.google.com/drive/folders/1Ndu-msircJnM344jbI_wjhTBoCrpnwVa?usp=sharing.
Por ser uma edição especial, que marca três décadas de realização, o Festival, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho no palco que será montado em frente ao Parque das Araras, traz algumas novidades. Uma dela é o aumento da premiação, que será de R$ 142,5 mil divididos em sete categorias. Realizado pela Prefeitura de Campo Verde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, o FESCAN tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL).
Outra novidade é que, além das categorias gospel, sertaneja, música brasileira, composição inédita e infantojuvenil, abertas a cantores de todas as regiões do Brasil, foi criada a categoria “José de Moura”, destinadas somente a intérpretes locais e a batalha de MCs, que será disputada em nível estadual. Para que os intérpretes possam demonstrar todo seu talento, o festival contará com estrutura profissional de som, palco, iluminação e banda de apoio.
Uma nova marca
Por ser uma edição comemorativa, o FESCAN esse ano traz uma nova marca, assim como uma nova identidade visual e um novo reposicionamento institucional. “O antigo FESCCAM, é agora, oficialmente, FESCAN – Festival da Canção de Campo Verde”, destacou o secretário municipal de Cultura e Juventude, André Reges Tavares.
“Essa mudança representa um novo ciclo”, frisa o secretário. “O FESCAN agora está mais moderno, mais plural, mais conectado com a juventude e com as expressões culturais da atualidade”, enfatiza o secretário.
Quem foi José de Moura?
Autor da letra do hino de Campo Verde, José de Moura participou de todas as edições do FESCAN. Com seu talento, encantava a plateia interpretando grandes sucessos da música popular brasileira. Apaixonado pela cultura popular, foi um dos idealizadores do primeiro carnaval de rua de Campo Verde, além de técnico de futebol nos anos de 1990. José de Moura faleceu em 2022.