A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde iniciou nesta segunda-feira (16) a vacinação contra a dengue, com o imunizante Qdenga. Foram repassadas 600 doses da vacina pelo Ministério da Saúde, que estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da área urbana e também da zona rural.
De acordo com a SMS, as doses serão utilizadas para imunização de crianças com idade entre 10 e 14 anos, que são mais suscetíveis à doença. “Essa faixa etária é a mais atingidas pelas internações da doença”, informou a secretária e vice-prefeita Edna Queiroz da Silva.
Conforme enfatizou ela, a Qdenga protege contra quatro tipos de vírus da dengue. “É um imunizante seguro, eficaz e aplicado em duas doses com intervalo de três meses entre elas”, explicou.
Apesar de não fazerem parte do público alvo nesta etapa da vacinação, gestantes ou quem teve dengue a menos de 6 meses não podem ser vacinadas. Quem estiver com febre também não pode ser vacinado.
A dengue, conforme ressaltou a secretária de Saúde, é uma doença séria, que tem provocado a morte de milhares de pessoas em todo o Brasil. Por isso, a vacinação é fundamental. “Com a vacina, queremos reduzir internações e mortes, protegendo nossa população mais vulnerável”, ressaltou a secretária.
No entanto, ela enfatizou que somente a vacina não é capaz de deter a dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que por sua vez, se reproduz em água parada. Para evitar a proliferação do inseto, é importante eliminar recipientes que possam servir de criadouro, além de manter calhas, caixa d´água e quintais limpos. “A vacina é mais uma aliada no combate à dengue, junto com a prevenção e a informação”, frisou a secretária.