Representantes de municípios de Mato Grosso conhecem sistema de monitoramento eletrônico e conectividade implantado em Campo Verde

0

Representantes de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Planalto da Serra, estiveram nesta quarta-feira (1) em Campo Verde participando de um almoço promovido pela empresa Net Telecom com o objetivo de apresentar o projeto de monitoramento eletrônico e conectividade implantado pela Prefeitura. O sistema conta com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e de tecnologia.

Toda a estrutura, que conta com mais de 700 câmeras de vídeo instaladas em diversas regiões da cidade, um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que faz o monitoramento de todas as câmeras em tempo real, totens de segurança instalados, principalmente, em frente a escolas, além de mais de 70 quilômetros de cabos de fibra óptica interligando todos os prédios públicos, foi desenvolvida pela Net Telecom sob a supervisão do secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Claudilei Borges.

Um espaço com 287 metros quadrados foi planejado e construído para abrigar o CCO e o Departamento de Tecnologia da Informação. No novo prédio, construído com recursos liberados por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Medeiros, e do Município, estão instalados também o Departamento de Compras e a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Em termos práticos, o sistema de monitoramento eletrônico com alto grau de tecnologia e conectividade, com câmeras inteligentes que fazem o reconhecimento facial, de cor e de caracteres, reduziu o índice de criminalidade no município. Entre janeiro e agosto deste ano os casos de homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas tiveram uma redução de 54,16%. “De quando começou o CCO, fazendo todo um estudo de números, a queda foi muito drástica na criminalidade dentro do nosso município”, destacou o secretário municipal de Segurança, Francisco Siqueira Sampaio. O sistema tem contribuído também para a elucidação de diversos casos.

O aparato tecnológico aplicado pela Administração Municipal no combate à criminalidade e em conectividade, é considerado “case” de sucesso e modelo para outros municípios. “Para nós é muito importante isso: Saber que nós estamos fazendo uso da inovação, da tecnologia que têm favorecido muito a segurança pública no estado e, sobretudo, aqui em Campo Verde”, disse o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira. “Estamos usando iniciativas de última geração, que têm, acima de tudo, trazido bons resultados”, enfatizou. “E saber que o Município de Campo Verde saiu na frente, para nós é muito importante”, ressaltou.

Responsável pela implantação do sistema inteligente de monitoramento eletrônico e de integração dos órgãos públicos por meio da intranet, o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Claudilei Borges destacou a evolução do sistema desde seu planejamento até a concretização e os resultados. “A gente ver, hoje, o que está sendo entregue – ou que já foi entregue – o que a população de Campo Verde já vem usufruindo, as forças policiais já veem usufruindo dessas informações dessa tecnologia toda que está sendo empregada, ainda que há de melhorar, é motivo de alegria”, disse ele. Uma das propostas de melhoria no sistema de segurança eletrônica, conforme explicou o secretário, é criar uma rede de monitoramento interligando todos os municípios da região.

Israel Henrique Martins, gerente de contas da Net Telecom, frisou que o sistema de monitoramento eletrônico em Campo Verde utiliza o que há de mais moderno atualmente e serve de modelo para outras cidades. “Os municípios, geralmente no Brasil, tomam iniciativas pensadas e fragmentam o projeto. Campo Verde fez algo muito inovador, que foi condensar tudo o que tinha de melhor em um único projeto”, enfatizou. “Com isso, o município se torna não só uma referência em modelo de contratação de tecnologia no Mato Grosso, mas para todo o Brasil”, frisou. Depois de ouvirem as informações técnicas esplanadas pelos representantes da Net Telecom, os visitantes conheceram a estrutura do Centro de Controle de Operações.

Vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris se impressionou com a estrutura existente. “É muito gratificante a gente ver a tecnologia alcançando esse espaço no nosso estado de Mato Grosso. Campo Verde está se mostrando um modelo. A gente está enxergando aqui soluções que podem ser usadas de várias maneiras em todo o estado de Mato Grosso”, disse ela. “A gente pôde ver que está acontecendo uma movimentação de tecnologia em favor da educação, em favor da segurança, em favor da saúde. Uma movimentação muito importante. Então, é muito bom poder conhecer essa estrutura, ver como é que funciona, entender e, principalmente, saber que existe essa preocupação dentro do município e que hoje tem ferramentas que funcionam em favor da população”, afirmou.

O secretário do Gabinete de Segurança Pública de Rondonópolis, Carlos Alberto Coelho também ficou impressionado com a tecnologia aplicada pelo município de Campo Verde na busca pela redução dos índices de criminalidade e no aumento da eficiência dos serviços prestados à população. “A gente pode afirmar que o que nós temos aqui é tecnologia de ponta ajudando não só o combate ao crime, proteger a cidade, mas também gerenciar a cidade. Todos os envolvidos no trabalho estão de parabéns”, disse ele. Participaram do almoço e da visita, vereadores e secretários municipais.

Compartilhar:

Acessibilidade