Promovidas pelo Procon, palestras sobre qualidade da carne reuniu profissionais e comerciantes ligados ao setor

0

Empresários, profissionais e comerciantes que atuam no segmento carne em Campo Verde participaram no último dia 26, de um ciclo de palestras promovido pelo Procon local sobre os cuidados com a qualidade da carne e seus derivados.

Realizado no auditório do Centro Empresarial de Campo Verde, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente, o ciclo de palestras teve como objetivo garantir um produto saudável e seguro, que não coloque em risco a saúde dos consumidores, por meio da capacitação dos profissionais envolvidos no processo de comercialização da carne e seus derivados.

Cuidados com o armazenamento e na manipulação do produto durante todo o processo da cadeia produtiva, fizeram parte dos temas das palestras ministradas por profissionais ligados às áreas da saúde e de defesa do consumidor.

Comerciante que atua no segmento carne, Otton Pires destacou a importância do evento. “Porque a maioria de nós não sabe ao certo o que é correto de se fazer ou não”, reconheceu ele. “Além da capacitação de cada um, para a cidade Campo Verde ter uma carne mais segura, procedência e segurança, que é o principal de tudo”, completou.

Secretária Municipal de Saúde e vice-prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva destacou a importância do ciclo de palestras, que faz parte da operação “Carne Segura”, desenvolvida pelo Procon. “Quando falamos da operação `Carne Segura`, a gente às vezes pensa que só envolve os consumidores ou comerciantes. Não! Envolve toda a população, ressaltou a secretária e vice-prefeita.

A deputada federal Gisela Simona, que foi uma das palestrantes do evento, parabenizou os idealizadores do ciclo de palestras, destacando que o tema abordado, por envolver a segurança alimentar, foi de extrema relevância. “Nós estamos falando de saúde pública, então é um momento importante de prevenção, não só na cadeia produtiva, mas também do comerciante, do consumidor final que é para quem chega esse alimento na mesa e que precisa chegar sempre, cada vez mais, com qualidade”, frisou. “É um momento de troca de experiência, de conhecer a legislação para que a gente possa realmente fazer com que essa qualidade da carne no município de Campo Verde seja cada vez melhor para o consumidor”, ressaltou.

O fiscal da vigilância sanitária, advogado e especialista em direito sanitário e vigilância sanitária, Gabriel Ferreira, explicou que a “Operação Carne Segura”, desenvolvida pelo Procon de maneira inédita, abrange toda a cadeia produtiva da carne. “Desde o abate até a comercialização no varejo e no atacado”, informou. Gabriel ressaltou que a proposta do ciclo de palestras foi a de capacitar os profissionais que atuam no comércio da carne, garantindo um produto com qualidade para o consumidor.

Compartilhar:

Acessibilidade