Muitas vezes, os usuários não são atendidos de forma eficiente pelas concessionárias de serviços públicos. Nessas horas, ter o protocolo da reclamação feito junto à empresa é fundamental para que o Procon possa agir e fazer valer os direitos do consumidor.
Recentemente, o Procon de Campo Verde autuou a concessionária Águas de Campo Verde devido à lentidão no atendimento das solicitações, cortes indevidos no fornecimento de água e interrupção no abastecimento.
“Foi constatada a demora excessiva no atendimento das solicitações dos reclamantes. Alguns protocolos levaram 6 dias para serem concluídos”, informou a diretora do Procon Victoria Maria Santos.
Segundo ela, a autuação teve como base as queixas de quatro consumidores registradas junto à concessionária. “Estes cidadãos possuíam o protocolo de atendimento fornecido pela empresa e formalizaram suas insatisfações juntos o Procon”, explicou a diretora do órgão.
Conforme enfatizou Victória Maria, ter o protocolo fornecido pela empresa após o registro da reclamação é fundamental para que o Procon possa agir e exigir o atendimento correto aos usuários.
“Este documento é crucial para qualquer comunicação posterior com órgãos de defesa do consumidor”, enfatizou. “Além disso, formalizar a queixa no Procon fortalece a ação coletiva e garante que os direitos do consumidor sejam resguardados”, ressaltou.
É função do Procon zelar pelas boas relações de consumo, fazendo valer os direitos dos consumidores, prezando por uma relação respeitosa entre fornecedores e consumidores. “O Procon de Campo Verde está à disposição para auxiliar e orientar sobre os procedimentos adequados para a proteção dos direitos dos consumidores”, destacou Victória Maria Santos.