O dia 2 de abril é dedicado mundialmente à conscientização do Transtorno de Espectro Autista (TEA). A data foi criada em 2007 pela ONU com o objetivo de chamar a atenção para a importância do respeito e da inclusão do autistas na rotina do dia a dia.
E nessa rotina inclui-se as relações de consumo. “Entender que o autista é também um consumidor como qualquer outro indivíduo, é essencial para promover um ambiente de consumo mais harmônico e acolhedor”, observa a diretora do Procon de Campo Verde, Victória Maria Santos.
Ela alerta que nas relações de consumos, os consumidores com TEA devem ter os seus direitos preservados e serem tratados como qualquer outro consumidor. Porém, ela salienta que ajustes precisam ser feitos. “Promover a conscientização sobre o autismo no contexto das relações consumeristas é extremamente relevante”, enfatiza a diretora do Procon. “Quando empresas e consumidores reconhecem as necessidades particulares dos autistas, todos se ajudam. Empresas ampliam suas bases de clientes ao se tornarem mais inclusivas e consumidores autistas experimentam um mundo mais acessível e acolhedor”, salienta.
A diretora do Procon ressalta que nas relações de consumo, a inclusão não se restringe apenas aos ajustes de produtos e serviços. “É preciso transformar a mentalidade, estabelecendo uma sociedade onde equidade e respeitos sejam os pilares do consumo”, frisa Victória Maria.
Para que a população possa ter acesso aos direitos especiais garantidos aos autistas, o Procon/MT e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETESC) produziram uma cartilha que pode ser acessada por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1-MW8ZhvNAAicR7xekDi6isD6opCCh2sT/view.