Campo Verde foi premiado com o “Selo Diamante” oferecido pelo Governo do Estado por meio do programa “Imuniza Mais MT”, da Secretaria de Estado de Saúde, e vai receber por isso o valor de R$ 1 milhão. O prêmio, que é um reconhecimento à eficiência das campanhas de vacinação no município, deverá ser aplicado no custeio da saúde.
Campo Verde é o primeiro município com população acima de 30 mil habitantes e receber o selo “Diamante”. Em 2021 e 2022 Campo Verde recebeu o “Selo Ouro” referente a imunização de crianças com idade até 2 anos entre os municípios com extrato populacional acima de 30 mil moradores, além de ter sido premiada com a selo prata na vacinação contra a Covid-19, com índice de imunização superior a 70%.
“O sucesso alcançado pelo município de Campo Verde é fruto de um trabalho conjunto e dedicado, que coloca a saúde e o bem-estar da população em primeiro lugar”, enfatiza a vice-prefeita e secretária de Saúde, Edna Queiroz da Silva. “Essa distinção é o reconhecimento do trabalho árduo e eficaz do município de Campo Verde na busca pela excelência na vacinação, garantindo a proteção da população contra diversas doenças imunopreviniveis”, acrescenta.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira também parabenizou a Secretaria de Saúde e destacou a importância de se desenvolver ações que resultem um maior número de pessoas vacinadas. “Temos que reconhecer e agradecer o esforço e o empenho dos servidores da Saúde pela conquista desse prêmio e dizer que isso reflete na saúde da nossa população. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o gestor.
A premiação, ressalta a secretária e vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, é um incentivo dado pelo Governo do Estado para que os municípios desenvolvam ações eficazes na busca pelo alcance dos índices de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde.
Nos últimos anos, Campo Verde tem se dedicado a isso, implementando ações como vacinação em escolas e creches, vacinação domiciliar, em empresas e fazendas; distribuição de prêmios a quem está com o cartão de vacinação em dia e a implantação do Vacinomóvel, uma van que funciona como um ponto de imunização volante atuando em escolas, empresas e fazendas por agendamento.
Esta estratégia foi destacada pela secretária de Saúde. “Às vezes a população até tem vontade de vacinar, mas por ser longe ela acaba deixando para um outro momento. Então, dessa foram [com o a unidade móvel]nós conseguimos antecipar isso e chegar na população”, ressalta Edna.
E os resultados das iniciativas, atribuídos pela secretária ao comprometimento da equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, têm sido destacados, com a cobertura vacinal alcançando índices que variam de 97% a 118% em 14 dos 15 imunizantes que fazem parte do calendário de vacinação. O Mínimo exigido pelo Ministério da Saúde é 95%.
“A conquista do “Selo Diamante” representa não apenas um prêmio em dinheiro, mas também o reconhecimento do comprometimento e da dedicação da equipe de saúde de Campo Verde em alcançar e superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, destaca Edna Queiroz.
A secretária aponta também, como algo preponderante para o sucesso das campanhas de vacinação a estrutura das unidades de saúde, com sala de vacinação equipadas de acordo com as determinações do Ministério da Saúde em todas elas. “Justamente para que a gente dê essa condição de boa vacina e de segurança para a população”, frisa Edna.