A Secretaria Municipal de Educação entregou na manhã desta terça-feira (20), os vouchers aos estudantes aprovados no concurso vestibular para concessão de bolsas de estudos integrais pela Faculdade Unicentral, de Campo Verde.
O vestibular foi realizado no último dia 10. Participaram 30 candidatos. Oito concorreram às vagas do curso de Administração, oito para o curso de Gestão do Agronegócio e 14 pleitearam a bolsa para o curso de Direito.
Servidor público, lotado como motorista da Secretaria Municipal de Educação, Reginaldo José dos Santos, 35 anos, conquistou a bolsa para o curso de Gestão do Agronegócio. Casado, pai de dois filhos e com a esposa grávida do terceiro, ele destacou que a parceria entre a Prefeitura e a Unicentral permite a quem não tem condições de pagar a mensalidade, ingressar em um curso superior.
“Eu vejo de uma forma muito positiva. Graças a Deus, eu me empenhei para poder passar nessa bolsa e deu tudo certo. O único meio de transformar a vida é através dos estudos. Eu me sinto muito feliz, realizado e agradecido ao Município por estar dando essa oportunidade às pessoas”, disse ele. “Por estar transformando a vida delas”, completou.
A parceria entre a Prefeitura e a Unicentral para a concessão de bolsas de estudos tem base legal na Lei número 2815, sancionada pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira em 2022. Cinco estudantes já estão sendo contemplados por meio da parceria.
Aprovada para a bolsa do curso de Direito, Layla Gabriela Lacerda Brasil, de 29 anos, é um deles. Casada e mãe de uma filha, Layla trabalha como agente comunitária de saúde e vê na concessão das bolsas a oportunidade de concluir uma graduação. “Eu fico imensamente feliz com essa oportunidade de [poder]dar continuidade aos meus estudos”, afirmou ela.
Layla já frequentou a faculdade de Direito, mas, por motivos de saúde foi obrigada a abandonar os estudos. Agora, com a bolsa, ela terá uma nova chance de concluir o curso. “Essa oportunidade dessa parceria da Secretaria de Educação, juntamente com a Faculdade Unicentral, é de extrema importância. E [estou]muito feliz de ter conquistado [A bolsa]. Vou dar o meu melhor para mudar de vida e da minha família também”, disse ela.
Diretora da Faculdade Unicentral, Tânia Faiad enfatizou que a parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino é bastante favorável à sociedade. “É uma forma de retribuição, uma contrapartida àquilo que o Município nos forneceu nos acolhendo através daquele espaço naquela escola municipal no período noturno”, destacou ela.
“Isso tem sido maravilhoso e, em contrapartida nós oferecemos essas bolsas àqueles alunos que precisam e foram selecionados através do Município. Isso nos deixa muito felizes e conferimos aí que Campo Verde merece e só cresce”, destacou Tânia Faiad.
Pela Lei aprovada pela Câmara em 2022, a Prefeitura de Campo Verde autoriza a Unicentral a utilizar as instalações da Escola Municipal Áurea Marqueti no período noturno. A concessão das bolsas de estudos funciona como contrapartida.
Para a secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, o ganho para a sociedade proporcionado pela parceria com a Unicentral, é a ampliação das chances para que as pessoas possam ter acesso ao ensino superior. “A sociedade ganha quando tem aí essa possibilidade de estudar, de se transformar no profissional que deseja e que sonhou”, observou a secretária. “E para nós isso é gratificantes”, completou.
Simoni também destacou que a parceria com a Faculdade Unicentral otimiza o uso dos espaços escolares, que na sua maioria, ficam na ociosidade no período noturno. “E quando nós pensamos essa parceria, que fomos provocados para estabelecer essa parceria que virou um ato legal, nós estamos vendo quão significativo é para os nossos munícipes”, comentou.
A aluna aprovada para ser beneficiada com a concessão da bolsa de estudos para o curso de Administração foi Eliane Oliveira Guimarães, que, por motivos particulares, não pode comparecer à entrega dos vouchers.