Um dos pioneiros na criação de ovinos no estado, tendo iniciado a formação dos rebanhos ainda na década de 1980, Campo Verde é destaque na ovinocultura em Mato Grosso. Em reconhecimento à qualidade do rebanho e à organização do setor, o município foi reconhecido como a “Capital Estadual do Cordeiro” pelo Governo Estadual.
A Lei concedendo o título é de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende, atendendo a um pleito feito pelo vereador José Humberto dos Santos (Zé Barbeiro), que atuou na causa a pedido dos criadores de ovinos do município.
Além da qualidade dos animais, que prima por uma genética apurada, a ovinocultura em Campo Verde se destaca pela sua organização. A Ovinomat (Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Mato Grosso), teve seu embrião no município, em 1998. O criador Pedro Paulo Montagner (Pedro Cambará), proprietário da Cabanha Cambará, foi pioneiro na atividade no estado e um dos fundadores da Ovinomat, tendo presidido a entidade por um período.
Ao longo dos anos, o rebanho ovino de Campo Verde foi aumentando, com foco, principalmente na genético, com o objetivo de produzir animais de qualidade, com melhor aproveitamento de carcaça. Ao mesmo tempo em que apostavam na formação do plantel, os criadores se organizavam, visando fortalecer a categoria. Prova disso foi criação da Cooperovinos, cooperativa que reúne atualmente 27 criadores.
A criação da entidade teve como objetivo organizar a cadeia produtiva e fortalecer o setor. Uma das conquistas foi o reconhecimento pelo Estado como “Capital Mato-grossense do Cordeiro”, título que coloca Campo Verde como referência no cenário da ovinocultura estadual.
A entidade trabalha agora para verticalizar a atividade com a agregação de valores. Atualmente, os produtores não comercializam cortes, vendem os animais vivos. Porém, a expectativa é de que em breve poderão comercializar a carne, com a instalação de uma sala de cortes, que está sendo viabilizada por meio de uma parceria com a Prefeitura. O abate dos animais, de acordo com a Cooperovinos, presidida no momento pelo criador Tarcísio Schroeter, continuará sendo feito em frigoríficos da região.
No próximo dia 8 de setembro, às 19h00, em sessão solene da Câmara de Vereadores, o Município receberá oficialmente o título de “Capital Estadual do Cordeiro”. O evento deverá contar com a presença do deputado Sebastião Rezende e de outras autoridades estaduais e municipais.