Campo Verde é referência para o Mato Grosso no preparo e distribuição da merenda escolar, que é produzida na Cozinha Piloto sob a supervisão de quatro nutricionistas, o que garante melhor qualidade e um cardápio balanceado, de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos.
Depois de participarem nos dias 15 e 16 deste mês de um workshop com o renomado chefe de cozinha Vinícius Rossignolli, as cozinheiras da Cozinha Piloto e das Escolas da Zona Rural da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde, participaram na última terça-feira (30), de uma capacitação sobre “Boas práticas na manipulação dos alimentos”. O treinamento foi realizado na Cozinha Piloto, das 7h00 às 11h00 e ministrado pelas nutricionistas Liliane Citeli Cherubim, Laryssa Paini e Elizandra Dal´Maso.
De acordo com Liliane, que é responsável pela Cozinha Piloto, a capacitação objetivou o aprimoramento das manipuladoras de alimentos afim de garantir uma alimentação com cada vez mais qualidade aos alunos. Uma apostila elaborada pelas nutricionistas foi entregue a cada participante e servirá como fonte de informação a elas no preparo da merenda distribuída aos alunos.
Durante o curso, foram trabalhados temas como: importância da alimentação escolar e do manipulador de alimentos, responsabilidades do manipulador de alimentos, noções sobre alimentação e nutrição, o cardápio escolar, higiene pessoal, higiene dos alimentos, higiene ambiental, armazenamento dos gêneros alimentícios, medidas de prevenção de acidentes de trabalho e relações humanas.
Arroz Caipira – Durante a capacitação, o vencedor da 5ª edição do “Desafio das Merendeiras”, realizado em dezembro, Adriano Henrique Pontes da Silva, que também é servidor lotado na Cozinha Piloto, preparou o prato “Arroz Caipira”, que garantiu o título a ele, para que as participantes do curso aprendessem a receita. O prato, que leva arroz, banana da terra, carne suína, cenoura, brócolis, cheiro verde e abóbora cabotia será incluído no cardápio da merenda escolar. Para os alunos que, por questões religiosas, não podem comer a carne suína, ela será substituída pela bovina.
Cozinha piloto – criada em 2000, a Cozinha Piloto, que funciona anexo ao Centro de Referência em Assistência Social, passará, ainda este ano, a funcionar em um novo espaço.
Para oferecer melhores condições de trabalho e garantir ainda mais qualidade aos alimentos servidos aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura está investindo na construção de uma nova estrutura para abrigar a Cozinha Piloto, anexa ao Centro Educacional Paulo Freire. A previsão é que as obras sejam concluídas até o início do segundo semestre deste ano.