Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte, com a participação da Secretaria Municipal de Educação, a 19ª edição dos Jogos Escolares Municipais, que começou hoje (15) no Ginásio de Esportes Joubert Isaias Romancini, prossegue até o próximo dia 26, com a participação de 14 escolas das Redes Municipal, Estadual e particular de ensino. Cerca de 900 alunos estão evolvidos na competição.

Os Jogos Escolares Municipais serão disputados nas categorias A e B, masculina e feminina em 12 modalidades de quadra e individuais. Todos os jogos da modalidade de quadra serão disputados no Ginásio de Esportes Joubert Isaias Romancini.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte, as equipes e os atletas campeões nas modalidades individuais garantem vaga na fase regional dos Jogos Escolares, que será disputada em Primavera do Leste entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Secretário municipal de Cultura, Lazer e Esporte, Clemilson Carvalho enfatizou que os Jogos escolares são também um momento de integração entres os alunos das escolas da rede pública municipal e estadual e da rede particular de ensino.

“Essa integração é o que é mais importante”, frisou o secretário. “Porque eles aguardam esse momento, onde vêm, eles se distraem, jogam, interagem. Isso é o mais importante para gente”, enfatizou Clemilson.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, que participou da cerimônia de abertura do evento, salientou que os Jogos Escolares são importantes justamente por integrar as escolas de todas as redes em torno de um sentimento de competição e de respeito. “Onde a gente possa fazer também com que o convívio mútuo, na competição ou não, possa se materializar”, disse o prefeito.

“Estamos muito contentes com os Jogos, as famílias estão presentes e nessa integração entra a educação, entra a atividade esportiva nesse instrumento de transformação que é a cultura, que é o esporte, que é cultura”, frisou o prefeito.

Para aluna da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, os Jogos Escolares são de grande importância pois, através da integração proporcionada, ajudam na formação dos estudantes. “Eu acho importante para a gente aprender, para a gente evoluir”, disse ela. “Tanto para a escola quanto para a gente, querendo ou não é um momento de diversão, mas também é um momento que vai ficar marcado na [nossa]história”, observou a aluna da Escola Progresso, Geovana Nogueira.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, os Jogos Escolares são esperados com ansiedade pelos alunos, pois é um momento em que eles podem demonstrar tudo aquilo que aprendem nas aulas de Educação Física. “E a gente espera que tenhamos excelentes jogos, com competição, com respeito, que tudo esteja dentro da normalidade e com segurança”, disse ela.

Compartilhar:

Acessibilidade