Iniciada em março de 2023, a passarela elevada ligando os bairros Recanto do Bosque e Bordas do Lago, construída na Área de Lazer Recanto do Sol, foi inaugurada na tarde desta terça-feira (5). Com 165 metros de extensão, 2 metros de larguras e 2,5 metros em seu ponto mais elevado, a obra foi realizada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Construída em madeira e concreto, obedecendo as regras de preservação do meio ambiente, a passarela conta com sistema de iluminação em LED e 12 câmeras de videomonitoramento que fazem a vigilância do local em tempo real. Motos estão proibidas de trafegarem pela passarela e o condutor que desobedecer a regra será multado.
A passarela, conforme destacou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, representa maior comodidade à população, valorização dos imóveis no entorno e recupera um passivo ambiental provocado pela passagem, por anos, de pedestres, bicicletas e motos por uma área que é de preservação permanente.
“Além de construir a passarela, nós estamos mantendo a preservação da mata, nós estamos mantendo a preservação dos animais, considerando que o corredor de passagem dos animais e foi preservado, [é] por baixo da passarela. Então, aqui, como é uma área de preservação permanente, a única coisa que nos restava fazer, para que não impedíssemos a passagem das pessoas, era a passarela”, explicou o prefeito. “Com isso nós oferecemos segurança, oferecemos valorização imobiliária e comodidade. Então é uma obra que tem diversos benefícios indiretos”, destacou.
Alexandre lembrou também que a passarela era reivindicada há tempos pela comunidade e que a obra era extremamente necessária. “Nós víamos o quanto de pessoas que passavam aqui, com falta de segurança, falta de iluminação. Então, ao invés de trancar [a passagem], nós tivemos a proatividade de poder entender que fazia parte da necessidade da extensão da mobilidade urbana e assim foi concebido o projeto da passarela”, enfatizou o prefeito.
Moradora do bairro Recanto do Bosque, dona Maria do Carmo Alves aprovou a construção da passarela. “Para nós vai melhorar bastante”, afirmou ela. “Porque aqui era muito risco. A gente tem esperança que fique bem melhor: menos risco, mais segurança, a gente não está passando na lama igual sempre a gente passava. A gente fica muito feliz com isso”, disse ela. “Mudou foi demais da conta”, observou o também morador do Recanto do Bosque José Rufino da Silva.
Homenagem – A nova passarela ganhou o nome do ex-vereador e pioneiro de Campo Verde Marcênio Ramos, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19, por meio de um Projeto de Lei de autoria dos 13 vereadores que compõem o Legislativo Municipal e transformado em Lei pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
Marcênio Ramos chegou à região em 1976, vindo do Paraná. Por alguns anos trabalhou em fazendas, até que em 1980, mudou-se para o bairro Jupiara para trabalhar em uma serraria. Em 1994, aprovado em concurso promovido pelo Município, tornou-se servidor público no cargo de mestre-de-obras, função que exerceu até se aposentar.
“Para nós é uma honra muito grande porque meu pai fez parte da história do Jupiara, nós fomos alguns dos primeiros moradores aqui do bairro. E hoje, receber uma homenagem aqui no bairro é uma honra pra gente. A gente fica muito feliz”, afirmou Márcia Ramos, filha do homenageado.
A passarela foi construída entre a área de mata da Área de Lazer Recanto do Sol e a pista de kart. “Essa obra veio evitar que a partir dessa data de hoje as pessoas usem a área terrestre para transitar. Essa passarela vem contribuir consideravelmente com a preservação ambiental dessa área”, frisou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Edson Silva Castro.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração da Passarela Marcênio Ramos, a vereadora Janaína Nordestina (autora da indicação para a construção da obra), os vereadores Gregório do Mercado Popular, o presidente da Câmara, Silvio Eventos, e o vereador Miguel de Paula. Também compareceram os secretários Fabiano Teruel (Obras), Arlete Fassicolo (Fazenda), Claudilei Borges (Administração), Rubens Anunciação Júnior (Planejamento), Rosimar Bitencourt (Segurança), Ronan Freire (Finanças), Clemilson Carvalho (Cultura, Lazer e Esporte), Simoni Pereira Borges (Educação) e Carlos Roberto Nóbrega (Gabinete). Também esteve presente a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Daiane Cristina Fernandes Caetano.