Destaque em saúde pública em Mato Grosso, Campo Verde sediou na manhã desta quinta-feira (2), a 8ª reunião itinerante da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que teve a participação de representantes das Secretarias de Saúde de 142 municípios de Mato Grosso. O evento, realizado no auditório da Escola Técnica Estadual, contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Durante a CIB são debatidos, de forma democrática e consensual, investimentos e pactuações que serão feitos e aplicadas na Saúde Pública e no fortalecimento das ações do SUS. Campo Verde foi o primeiro município da região Sul de Mato Grosso a sediar a CIB.
A escolha de Campo Verde, conforme disse o secretário estadual de Saúde, faz parte da estratégia adotada como forma de descentralizar as reuniões, que eram realizadas tradicionalmente em Cuiabá. “Escolhemos uma região para oportunizar também aos secretários conhecer o que os colegas estão fazendo, as boas práticas. Na nossa reunião tem um momento especial que o município sede pode fazer uma explanação daquilo que está fazendo de bom na saúde”, explicou Gilberto Figueiredo, que na ocasião foi homenageado com o título de “Cidadão Campo-verdense” concedido pela Câmara de Vereadores.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva, destacou a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde pública oferecidos por Campo Verde e ressaltou que durante a CIB são discutidos os rumos da Saúde em todo o estado de Mato Grosso. “Campo Verde é hoje referência em vacinação, somos referência no MT Cirurgias, nossa atenção básica é 100% de cobertura, entre outros. Isso vai ao encontro dessa reunião”, disse ela. “O que for contemplado aqui, não só Campo Verde, mas no estado, será colocado em andamento”, acrescentou.
Para o presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de Mato Grosso (COSEMS MT), Marco Antônio Norberto Felipe, interiorizar a realização da CIB permite vivenciar de perto a realidade da saúde pública dos municípios melhorando a tomada de decisões. “Discutir saúde em Cuiabá, longe dos municípios, você tem uma visão. Discutir [saúde] conhecendo a realidade dos municípios é muito importante. Essa CIB Itinerante tem trazido evolução para a Saúde Pública”, afirmou. “E esse é o momento de discussão, de pactuação, de diálogo. Tudo que acontece na Saúde Pública de Mato Grosso passa pela Comissão Intergestora Bipartite”, frisou ele.
O presidente do COSEMS elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido pela administração municipal na área da saúde pública. “Estão de parabéns. O trabalho da Edna está sendo excepcional, a gestão está sendo excepcional”, disse Marco Antônio Norberto Felipe.
Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a realização da CIB evidencia a relevância e a importância de Campo Verde no cenário mato-grossense quando o assunto é saúde. “O Município de Campo Verde tem feito hoje políticas densas na saúde, tem conseguido fazer com que as ações cheguem aos cidadãos”, salientou o prefeito. “Considerando que fazer saúde pública é muito complexo, é difícil, mas, ao mesmo tempo é possível quando você tem uma união de esforços, quando você consegue fazer com que as coisas aconteçam. E receber essa reunião da CIB para nós é uma grande honra”, afirmou.
Ricardo Emiliano Sanches, diretor do Instituto São Lucas, que administra o Hospital Municipal Coração de Jesus comentou que as discussões e as deliberações ocorridas durante a CIB são de grande importância e visam fortalecer e melhorar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS). “Através da nossa instituição, das parcerias que nós fazemos, a gente consegue agilizar, tirar a burocracia que tem e aí melhorar a qualidade através de indicadores, de metas. É importante para nós a participação [Na CIB] para a gente poder também acompanhar os movimentos”, disse ele.
De acordo com o presidente do COSEMS MT Marco Antônio Norberto Felipe, a próxima reunião itinerante da CIB deverá ser realizada em Alta Floresta, em data ainda a ser definida.