O trabalho infantil é proibido por Lei, no entanto, ele continua existindo e privando muitas crianças de terem uma infância adequada e feliz. Como forma de despertar na população a conscientização para o problema, o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso criou o Prêmio MPT na Escola.
Em Campo Verde, 976 alunos do 4º ao 9º ano de escolas públicas municipais, se inscreveram no concurso cultural, que é divido em três grupos de acordo com a idade dos estudantes. Cada grupo teve um tema específico. Os vencedores nas categorias conto, poesia, música e desenho, garantiram o direito de participar da fase estadual, que será em Cuiabá.
Para os estudantes do grupo 1, direcionado aos alunos do 4º e do 5º ano, o tema foi “Trabalho Infantil”. O ganhador na categoria “Conto”, foi a aluna Évilly Vitória Nunes Pereira, da Escola Municipal Santo Antônio, com o “O Segredo da Casas de José”. Na categoria Poesia, o texto classificado foi “Trabalho Infantil Nem Pensar”, escrito pelo aluno João Neto Chagas de Lara, da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires.
Na categoria Desenho, o trabalho intitulado “A Vida de Uma Criança Não Pode Ter Dois Destinos”, feito pelos alunos Silmara da Silva Mota e Diego Vinícius Alves, da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires foi o ganhador. Na categoria Música, o classificado para a etapa estadual foi o samba “Meu Samba é Show e Sem Cor”, apresentado pelos alunos Calebe Emanuel Couto dos Santos, Ana Vitória Beling Luz, Ana Clara Assis Matos de Oliveira, Gabrielly Barros Costa e José Neto Fernandes Silva, da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, sob orientação do professor Edson Pereira Ribeiro. O vídeo do samba pode ser assistido no link: https://youtu.be/Xg1fEVnkP04?si=js-dqiklN3vk6VGt.
O aluno Pedro Lorenzo Lima Fernandes, da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati, foi o classificado no grupo 2, com o conto “Primeiras Passos. Nas demais categorias não houve classificados para a etapa estadual.
O trabalho classificado no grupo 3, que teve o tema “Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho”, foi o conto “”O Perfume de Uma Rosa Perdida”, escrito pela aluna Sophia Wentz Miyasati Lozano, que estuda na escola Dona Maria Artemir Pires. O grupo contou com a participação dos alunos do 8° e do 9° ano. Nas demais categorias não houve classificados.