A expansão dos trilhos da ferrovia sentido médio-norte de Mato Grosso e a implantação do terminal ferroviário da Rumo Logística, para atender esse modal, irão trazer grandes benefícios para municípios da região. O terminal começou a ser construído recentemente às margens da BR 070, que apesar de ficar na extremidade territorial do município de Dom Aquino, ficará estrategicamente entre os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste, que são cortados pela rodovia, possibilitando novas oportunidades.
O eixo Campo Verde/Primavera do Leste é responsável por grande parte da produção agrícola da região, consequentemente possui um dos maiores PIB do Brasil, o que impulsiona novos investimentos. Primavera do Leste se referencia com o escoamento pela MT 130 e da região leste, e possui um ambiente industrial em desenvolvimento. Já Campo Verde conta com uma logística privilegiada, está interligado ao médio-norte mato-grossense pela MT 140, acessando a BR 163, por onde escoarão mais de 7 milhões de toneladas de produção agrícola. “Campo Verde é a porta de entrada da BR 163 aqui na BR 070. O município vive um momento de boa expectativa industrial”, afirma o prefeito Alexandre Lopes.
A chegada da ferrovia também indica grandes oportunidades na verticalização e do processo industrial. Atualmente, Campo Verde disponibiliza, além da condição logística privilegiada, oferta de mão-de-obra qualificada e matéria-prima em abundância. O cenário é positivo para a abertura de novas indústrias de diferentes segmentos, como o setor têxtil, usinas de combustível (etanol), esmagamento de soja e caroço de algodão.
Novas oportunidades para a indústria
Campo Verde e região contam com uma abundância de matéria-prima, o que potencializa vários setores. A produção de milho chega a 1 milhão e 100 mil toneladas por ano; a produção de soja chega a aproximadamente 1 milhão de toneladas; a produção de caroço de algodão fica entre 160 e 200 mil toneladas; e algodão em pluma soma aproximadamente 150 mil toneladas por ano.
O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, lembra que para atender a demanda por mão-de-obra qualificada, a Administração Municipal viabilizou a oferta de cursos profissionalizantes, técnicos e superiores, voltados às áreas de vocação do município, trazendo para a cidade uma extensão do SENAI, o novo Campus do IFMT, a Escola Técnica Estadual, que já oferece cursos nas áreas de automação industrial e técnico têxtil; e recentemente, a abertura de um núcleo da UNEMAT.
Vantagem logística
Campo Verde se destaca como um dos entroncamentos rodoviários mais importantes de Mato Grosso por ter acesso direto às rodovias federais BR-070, BR-364 e BR-163, além da MT-140 e MT 244, que ligam Campo Verde à região médio-norte e norte do estado. Agora com a ferrovia, o município passará a ser um entroncamento multimodal.
O setor têxtil é apontado pelo prefeito como um dos que deve se beneficiar com a chegada da ferrovia e a implantação do terminal de cargas. “Somos um dos municípios que mais produzem algodão no Brasil e já temos o maior polo têxtil de Mato Grosso. Com a ferrovia e o terminal, os segmentos de fiação e tecelagem ficarão muito mais atrativos em razão da redução dos custos com o frete que será proporcionado com a chegada do trem”, observa o prefeito.