Durante todo do dia, 500 pacientes serão atendidos em cinco áreas específicas

A Secretaria de Saúde de Campo Verde, trouxe, por meio de uma parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso, um ônibus especialmente adaptado para a realização de atendimentos no município.

Durante toda esta terça-feira, 500 pacientes serão atendidos nas áreas de urologia (próstata), bucomaxilo, dermatologia, mastologia e ginecologia com a realização de exames de PSA, pele, boca, mama e colo de útero. Os pacientes foram previamente cadastrados e triados de acordo com critérios estabelecidos.

Além dos exames, os pacientes estão passando por consultas com mastologista e urologista. Os resultados dos exames são disponibilizados na hora para os pacientes. “É de suma importância ter essa união. O resultado saindo no mesmo horário e ali, o médico já define uma conduta para futuramente fechar um diagnóstico”, explica a coordenadora da campanha de prevenção ao câncer do HCanMT, Ana Paula Dias Rodrigues.

De acordo com Ana Paula, em caso de suspeita de algum tipo de câncer, os pacientes serão encaminhados para o HCanMT para exames complementares. “O objetivo principal é a detecção precoce, é o tratamento preventivo. Por isso que a Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, juntamente com o Hospital de Câncer, realizou essa campanha”, destacou a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Hübner, que ressaltou o trabalho feito pela ex-secretária de Saúde Edna Queiroz da Silva para que o ônibus do HCanMT pudesse atender em Campo Verde.

Um dos pacientes atendidos foi Aparício Pereira de Assis, que elogiou a iniciativa. “Dez, dez, dez”, disse ele. “Em todos os lugares que a gente passou, uma benção”, completou Aparício, que mora em Campo Verde há seis meses. Outro paciente atendido foi José Batista de Oliveira. “Para mim é uma proposta muito boa. Chama a gente para ser atendido. É muito bom isso aí”, disse ele.

Para a também paciente Maristela Buzanello, a presença dos especialistas em Campo Verde, facilita o diagnóstico precoce. “Isso é ótimo. A prevenção é a melhor coisa que tem na saúde de cada um. Para mim já foi muito útil”, completou ela, que fez exames odontológicos. Dos 500 pacientes que serão atendidos durante toda esta terça-feira, 250 estavam na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhar:

Acessibilidade