O MT Hemocentro, ligado à Secretaria Estadual de Saúde, iniciou nesta terça-feira (15), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, mais uma campanha de coleta de sangue em Campo Verde. As doações estão sendo captadas no Plenário da Câmara de Vereadores, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 e seguem até a próxima quinta-feira (17).
De acordo com a equipe do MT Hemocentro, até as 14 horas desta segunda-feira (15), haviam sido coletadas 40 bolsas de sangue. A meta é coletar 240.
Doador regular, o policial civil Paulo Cesar de Oliveira aproveitou a folga no trabalho para fazer mais uma doação. Para ele, o ato de doar sangue, além de ser uma ação de solidariedade que salva vida, é simples e rápido. “É uma ação que vai ajudar pessoas que estão passando por um momento delicado, além de ser uma atitude que demanda muito pouco tempo”, frisou ele.
Conforme destacaram os servidores do MT Hemocentro, cada doação pode salvar até quatro vidas. Além disso, quem doa tem direito a exames para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hepatite, HIV, tipagem sanguínea e febre amarela.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter feito a primeira doação antes dos 60 anos. Menores precisam de autorização dos pais.