Formação, integrada ao Ensino Médio Regular, é uma excelente oportunidade para ingressar em uma das profissões mais promissoras da atualidade

Cada município, região ou estado têm suas vocações econômicas. E no entorno delas, dezenas de atividades se desenvolvem, absorvendo a mão-de-obra existente, gerando renda e qualidade da vida para a população. Em Campo Verde, além do agronegócio, o setor têxtil, que está em franco crescimento, ocupa lugar de destaque no cenário econômico do município.

Campo Verde é atualmente o maior polo têxtil de Mato Grosso, com 17 algodoeiras e 4 fiações em atividade. É também um dos três maiores produtores de algodão em caroço de Mato Grosso e do Brasil. Além da área plantada, o município se destaca pela qualidade da pluma produzida: longa, forte e com a coloração exigida pela indústria.

Diante desse panorama extremamente favorável, a perspectiva é que a cadeia do algodão e o setor têxtil cresçam ainda mais nos próximos anos, exigindo, cada vez mais, mão-de-obra qualificada. E para atender esta demanda, o Governo do Estado, com o apoio do Município, está finalizando a construção da Escola Técnica Estadual de Campo Verde (foto), prevista para funcionar em fevereiro de 2024.

“A Escola Técnica de Campo Verde, será uma escola vocacionada para a formação de profissionais para trabalharem na cadeia do algodão e no setor têxtil – com o algodão, da porteira para dentro da fazenda, e da porteira para fora na agroindustrialização”-, explica o diretor da instituição, professor João Batista Borges.

Áreas de atuação – Em linhas gerais, o profissional técnico em têxtil pode atuar desde o cultivo do algodoeiro nas fazendas, em plantas industriais de descaroçamento, no processo de fabricação do fio, produção de tecido até a moda e a confecção. “ No curso, o aluno vai estudar toda a cadeia”, enfatiza o engenheiro têxtil da Cooperfios, Antônio Marcos do Nascimento. “Vai ter uma base bem grande e depois ele se especializa naquela área que ele se identificar ou conseguir um emprego”, completa.

Matrículas – As matriculas para o curso Técnico em Têxtil estão abertas e podem ser feitas na Escola Estadual Waldemon Moraes Coelhos. As vagas são destinadas aos estudantes que concluíram o ensino fundamental em 2023. Outra grande vantagem do curso técnico é que ele será ministrado integrado ao ensino médio regular, o que representa ganho de tempo para o aluno.

Para efetuarem a matrícula, os interessados de apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e o do certificado de conclusão do ensino fundamental. As aulas estão programadas para terem início em fevereiro.

“Não perca essa oportunidade, venha ser aluno do curso Técnico Têxtil e faça parte de uma das melhores profissões da atualidade. Durante sua formação serão realizadas constantemente, visitas técnicas, aulas práticas e estágios nas melhores indústrias do ramo em nosso município, o que facilitará sua contratação ao findar o curso”, enfatiza o diretor da ETEC de Campo Verde, João Batista Borges.

Compartilhar:

Acessibilidade