A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde iniciou nesta segunda-feira (27), a vacinação contra a paralisia infantil. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação e segue até o dia 14 de junho em todas as unidades básicas de Saúde. O “dia D” da campanha em Campo Verde será 8 de junho.

De acordo com Cristiane Simões, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a meta para Campo Verde é imunizar pelo menos 95% do público alvo, que é formado por 3.663 crianças com idade até cinco anos.

Conforme explicou ela, a paralisia infantil ou poliomielite, é causada pelo poliovírus e ataca os membros inferiores, provocando a paralisia muscular. Em caso mais graves, pode provocar a morte da pessoa contaminada. “A vacinação é a principal forma de prevenção para a reintrodução do poliovírus no Brasil e essencial para a erradicação da doença”, enfatizou ela.

Cristiane lembrou que em 2023, devido à queda nas coberturas vacinas, o Brasil foi apontado como de alto risco para a volta da paralisia infantil. Ela também frisou que a vacinação “reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em manter as crianças livre de doenças imunopreviniveis”.

“Essa situação destaca a importância da vacinação contra a poliomielite para proteger a população e garantir a proteção das crianças contra essa doença potencialmente grave e com sequelas irreversíveis”, frisou Cristiane Simões. “É fundamental o engajamento de toda a comunidade, principalmente o apoio dos pais e responsáveis para o sucesso dessa estratégia de vacinação”, salientou.

A recomendação é que os pais fiquem atentos ao prazo de duração da campanha, que este ano, excepcionalmente, será de apenas 20 dias. Esta será também a última vez em que a imunização será feita de forma oral. As próximas serão na forma injetável.

Para que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde seja alcançada, a Secretaria Municipal de Saúde adotará horário estendido nas UBS, fará vacinação nas escolas e creches, além da imunização em pontos remotos com a Unidade Móvel de Vacinação.

Compartilhar:

Acessibilidade