A Administração Municipal de Campo Verde inaugurou na manhã deste sábado (5), as novas instalações do Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública. A obra e os equipamentos adquiridos, representam um grande avanço no sistema de monitoramento eletrônico, que conta mais de 700 câmeras instaladas em pontos estratégicos da área urbana e da zona rural, o que faz de Campo Verde uma das cidades mais vigiadas de Mato Grosso.
O novo prédio, construído anexo ao Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati, tem 287 metros quadrados e vai abrigar também a secretária de Administração e Recursos Humanos, o setor de compras e o núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura. O novo espaço conta também um auditório e foi construído com recursos viabilizados pelo deputado federal José Medeiros e contrapartida do Município.
O parlamentar, que participou da cerimônia de inauguração, classificou a construção do CCO – que faz parte do Projeto de transformar Campo Verde em uma smart city – como um momento histórico para o Município. “Eu diria que até para Mato Grosso, porque, a partir desse núcleo de segurança aqui, a gente tem certeza que vários municípios vão pegar isso aqui como modelo”, destacou.
Para José Medeiros, Campo Verde é uma “ilha de excelência em termos de tecnologia e segurança pública e serve, inclusive, de modelo para o Brasil”. Ele destacou ainda a iniciativa do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira e do secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Claudilei de Oliveira Borges em encampar a proposta de se criar um espaço para a instalação do novo CCO.
“Não é fácil você investir, com as dificuldades que os municípios têm, numa ação que geralmente é incumbência do Estado”, observou o deputado. “Mas a gente sabe que isso é importante para o Município, porque agora o morador de Campo Verde se sente muito mais seguro”, ressaltou.
Medeiros também acrescentou que os investimentos feitos em segurança, beneficiam outros setores, como o econômico. “Porque a pessoa, o empresário que vai investir no estado, com certeza vai ter esse indicador de Campo Verde no radar de suas decisões, porque ele vai pensar: ‘olha, vou para um luar aonde eu vou ter segurança”, enfatizou.
O deputado adiantou que, diante da viabilidade do projeto de usar a tecnologia como forma de melhorar a Segurança Pública e, atendendo a um pedido do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, vai viabilizar recursos para que o sistema de monitoramento eletrônico possa ser ampliado na zona rural.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira frisou que o novo CCO, aliado ao sistema de monitoramento eletrônico, que identifica cor, caracteres e faz o reconhecimento facial, é inovador e único em Mato Grosso. “Todas essas informações, geradas por leituras precisas ficam à disposição das nossas forças policias e com isso, faz com que a segurança de Campo Verde se torne muito precisa e eficiente. É algo realmente inovador, que não tem em Mato Gross e que Campo Verde sai na frente”, destacou ele.
Alexandre agradeceu o empenho e o esforço do deputado José Medeiros na viabilização dos recursos que garantiram ao município os investimentos em tecnologia, em monitoramento, fiscalização e controle. “O que há de melhor em inovação, em tecnologia, nós estamos usando aqui”, enfatizou.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Francisco Siqueira Sampaio, a instalação do novo CCO, com o que há de mais moderno em tecnologia no mercado, vai ao encontro do que busca a gestão municipal, que é de, cada vez mais, oferecer uma segurança pública de qualidade. “Realmente a gente tem aqui uma sede que é exemplo para todo o estado. Vem numa ‘pegada’ muito importante de se transformar nossa cidade em uma cidade tecnológica”, disse ele. “O que tem aqui é, realmente, é muito eficiente”, acrescentou.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Claudilei de Oliveira Borges, lembrou que a implantação do CCO e do projeto da smart city vêm sendo pensados desde de 2021 e está sendo desenvolvido de uma maneira eficiente e dinâmica. O secretário acrescentou ainda que foram instalados 56 quilômetros de fibra ótica, conectando com internet própria os órgãos que formam a Administração Municipal. A medida proporcionou uma economia de R$ 250 mil por mês com internet aos cofres públicos.