Criada ainda na década de 1980, antes mesmo de Campo Verde se tornar município, a Agrovila João Ponce de Arruda, onde vivem aproximadamente 1 mil habitantes entre o núcleo urbano e as propriedades rurais, viveu um dia histórico no último sábado (17), com duas importantes conquistas.
Durante visita à comunidade, acompanhado pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para a pavimentação de 24,8 quilômetros da MT-403, ligando a MT-251 a MT-070 e passando pelo núcleo urbano da Agrovila. A obra, que está orçada em R$ 32,2 milhões, deve ser iniciada nos próximos 15 dias.
“Esse asfalto vai trazer qualidade de vida, é um asfalto que vai melhorar a logística da região, vai impulsionar cada vez mais o desenvolvimento desta comunidade e de toda a região. E eu fico feliz porque o prefeito Alexandre tem sido muito correto na condução das ações aqui, promovendo este desenvolvimento”, frisou.
O governador destacou também o trabalho de parlamentares como os deputados estaduais Max Russi, Carlos Avalone e Beto Dois a Um na busca por melhorias para a Campo Verde. “E graças a Deus isso tem trazido bons resultados, principalmente com o apoio do Alexandre”, enfatizou.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira também destacou a importância do momento, frisando que a pavimentação asfáltica representa um avanço na logística da região, pois vai facilitar o deslocamento de pessoas. “Além de, estrategicamente, dar mais uma opção para quem vem de Cuiabá para Chapada. É o Governo do Estado, estrategicamente, olhando para todas a áreas e contemplando, sobretudo, a região de Campo Verde”, salientou o prefeito.
Para o morador Gilberto Benedito Signorini, que utiliza a rodovia todos os dias para ir ao trabalho a pavimentação da MT-403 é a realização de um sonho. “Ninguém acreditava que isso ia acontecer. E vai ser melhor para todos. Vai melhorar muito pra gente”, frisou.
Entrega de títulos
Durante a visita do Governador Mauro Mendes, 84 famílias moradoras do núcleo urbano da Agrovila João Ponce de Arruda receberam seus títulos definitivos de propriedade, depois de uma espera de décadas.
“Os títulos, há mais de 30 anos que eram aguardados por esse grupo de pessoas que aqui vieram, produziram, mudaram Campo Verde. E agora estão recebendo os títulos ‘de papel passado’, como dizem. Para nós é uma grande honra”, destacou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
A entrega dos títulos faz parte do Programa de Regularização Fundiária desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Na Agrovila João Ponce de Arruda, primeira localidade rural a ter parte do seu núcleo urbano regularizada, o trabalho foi desenvolvido em parceria com o Intermat.
Morando há 20 anos na Agrovila João Ponce de Arruda, Matias Bezerra Barbosa foi um dos que receberam o título. Ele destacou que a busca pelo documento é uma ação que se desenrola há muito tempo. “E agora com o Alexandre desenvolveu bastante. E hoje, receber o título é muito bom. Isso aqui não tem preço. Muita coisa boa está acontecendo na Agrovila João Ponce de Arruda”, destacou.
“A regularização fundiária é a segurança jurídica de quem, com muito suor, conquistou sua propriedade, mas não tinha legalidade com a falta do título. Então hoje, nessa bela parceria do Intermat, que é um órgão do Governo do Estado, com a Prefeitura, trazendo eficiência, nós resolvemos esse problema aqui”, enfatizou o governador Mauro Mendes.
O lançamento da obra de pavimentação da MT-403 e a entrega dos títulos contaram com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Edna Queiroz da Silva, do secretário estadual de infraestrutura e Logística Marcelo Oliveira, dos deputados Carlos Avalone e Beto do a Um, do secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal licenciado Fábio Garcia, vereadores e secretários municipais.