Com acolhimento e palestra, Semana de Valorização da Vida é oficialmente aberta

0

Com uma tarde de acolhimento e palestra sobre saúde mental a servidores municipais, as Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Campo Verde, abriram na última quinta-feira (12) a “Semana de Valorização da Vida”, que tem o apoio do Governo Estadual por meio do Programa Ser Família.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, da vice e secretária de Saúde Edna Queiroz da Silva, da vereadora Socorro dos Santos Souza, do presidente do Conselho Municipal de Pastores, Vander Ribeiro Marques e dos padres Waldemon Rodrigues Miranda, da Paróquia São Miguel e Nériton Patríck do Espírito Santo. A sargento Josiane representou a Polícia Militar.

A semana de “Valorização da Vida” tem como tema a conscientização das famílias sobre a importância da detecção e acompanhamento das vítimas de problemas relacionados à saúde mental. “Este trabalho que está sendo realizado esta semana vai ajudar muito as famílias e a sociedade”, disse o padre Waldemon Rodrigues de Miranda.

Durante a Semana de Valorização da Vida, que vai até o dia 17, serão intensificados os atendimentos no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), na Academia da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Esse acesso facilitado à ajuda, foi destacado pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira. “É interessante deixar os canais abertos para o atendimento”, disse ele. “É muito importante que construamos métodos e mecanismos abertos, sem agendamento, para que [os problemas de saúde mental]possam ser tratados com rapidez no atendimento”, frisou ele, acrescentando que é importante detectar no início os sinais de depressão para que possa ser evitado um desfecho mais trágico.

“Que este evento possa integrar as famílias e o Poder Público em torno de uma causa importante, que é a nossa vida”, ressaltou a vereadora Socorro dos Santos Souza, que enfatizou também que a Semana de Valorização da Vida está sendo realizada em uma época do ano que leva as pessoas à reflexão.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, durante o ano de 2024, o CAPS de Campo Verde realizou mais de 17 mil atendimentos. O número chama a atenção, exigindo ações de todos. “Ninguém finge estar em depressão, ninguém finge estar triste. Finge estar bem. Precisamos ter empatia e estarmos atentos aos sinais”, alertou ela.

A cerimônia de abertura, realizada no Centro de Atendimentos ao Idoso (CAI) Beno Johnner, foi encerrada com uma palestra ministrada pelas psicólogas Renata Leite Rabelo, Ariane Figueiredo Ferraz e Scheila Santos. A Semana de Valorização da Vida termina no próximo dia 17, em frente ao Parque das Araras, com apresentação e testemunho do padre Fábio de Melo.

Compartilhar:

Acessibilidade