O Centro Educacional Paulo Freire, em Campo Verde, deu início na manhã desta terça-feira (23) a um projeto pedagógico que busca incentivar e inspirar os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, mostrando a eles exemplos de pessoas que alcançaram êxito profissional e pessoal por meio dos estudos. O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira foi o primeiro a participar de uma roda de conversa com as crianças, que têm entre 9 e 10 anos.

A iniciativa faz parte do Projeto “União Faz a Vida”, apoiado pela Cooperativa de Crédito Sicredi/Cerrado, que oferece capacitação e consultoria pedagógica às escolas. Em Campo Verde, o projeto começou a ser desenvolvido em 2014.

Durante quase uma hora, Alexandre falou de sua experiência de vida, contou sobre sua origem, sua infância e adolescência e sobre sua formação educacional e profissional, feita sempre em instituições escolares públicas. Alexandre é engenheiro agrônomo formado pelo núcleo avançado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFMT) em Campo Verde, com pós-graduação em solos.

Professora responsável pela turma, Eunice Lanzarin explicou que a roda de conversa com o prefeito marcou o início das atividades do Projeto União Faz a Vida em 2024. “Eu acredito que o próprio contato simples do nosso prefeito, de vir até a escola para falar sobre sua vida, estimula as crianças a estudarem, a se desenvolverem mesmo com toda as dificuldades que a gente sabe que uma vida pode ter”, ressaltou a educadora.

Helena Aurora Pereira Freitas é uma das alunas da turma que participou da roda de conversa com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira e gostou da iniciativa. “Foi muito boa a conversa”, afirmou a pequena estudante. “Eu nunca mais vou esquecer desse dia”, ressaltou.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira elogiou a iniciativa da escola em promover a roda de conversa. “Eu acho muito válido ter esse momento de uma maneira muito simples, porém, ligado muito aos nossos valores, às nossas condutas de vida, para que a gente possa também, de alguma maneira, servir de exemplo para essas crianças”, frisou. “Eu parabenizo a escola por isso”, completou.

Compartilhar:

Acessibilidade