Cerca de cinquenta mulheres atendidas pelo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, estão tendo uma tarde especial, inteiramente dedicada à beleza, nesta terça-feira.
Dezesseis profissionais, entre manicure, massoterapeuta, cabelereira, designer de sobrancelha e maquiadores estão atuando de forma voluntária, proporcionando às pacientes, momentos de descontração, relaxamento e cuidados com a aparência.
O objetivo da “Tarde da Beleza” promovida pelo CAPS, é contribuir com a melhora da autoestima das pacientes. “A autoestima é fundamental para qualquer ser humano e está muito presente não só na parte física, mas também na questão da autorrealização e do desenvolvimento do amor próprio. A autoestima é a base praticamente de tudo”, explica a psicóloga do CAPS, Ariane Figueiredo Ferraz.
De acordo com a psicóloga, uma boa autoestima, além de contribuir com o bem-estar do ser humano, evita situações mais drásticas, como as que envolvem a violência e o constrangimento. “O bem-estar visa três esferas, a social, o físico e psicológico”, destaca a psicóloga. “Quando a gente tem uma parte da nossa vida que não está em equilíbrio, automaticamente ela vai afetar as outras duas”, completa. “E quando a gente tem uma boa autoestima a gente vai conseguir gerir isso de uma maneira mais tranquila”.
O Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde conta com 478 pacientes ativos. Em toda a rede de apoio são mais de 2 mil. O atendimento, além do acompanhamento médico, consiste na oferta de atividades como artesanato, pintura, bordado, cultivo de verduras e contato com pequenos animais.
O espaço, com cerca de 3 mil metros quadrados de área, foi pensado para que todas as pessoas atendidas se sintam à vontade, em um ambiente agradável e em contato com a natureza.