Com uma área agricultável de pouco mais de 300 mil hectares, onde são cultivados soja, milho, algodão e criado gado bovino, Campo Verde está entre os municípios que mais produzem em Mato Grosso e no Brasil.
De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o produto interno bruto (PIB) agropecuário de Campo Verde em 2021 foi de R$ 2,68 bilhões, valor que garantiu ao Município a 5ª posição no ranking estadual. Em nível nacional, o crescimento do setor também foi exponencial.
Os números divulgados pelo IBGE demonstram que o município viveu em 2021 um período de retomada da produção agrícola. Em 2020, Campo Verde ocupava a 7ª colocação no ranking estadual e a 16º posição no cenário nacional, com uma produção total de R$ 1,57 bilhão. Em 2021, Campo Verde passou a ter o 8º maior PIB agropecuário do país.
“Esse crescimento da produção agropecuária nos deixa muito felizes, pois sabemos que o bom rendimento do campo influencia os demais setores da economia no nosso município”, comenta o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, que também é produtor rural.
Além de ser forte na produção de grãos e pluma, Campo Verde se destaca também na produção de ovos comerciais, na criação de peixes em cativeiro e na produção de hortaliças, atividade desenvolvida nas pequenas propriedades localizadas em assentamentos da Reforma Agrária ou em comunidades tradicionais.
Mas não é somente nas atividades ligadas ao setor primário que Campo Verde se destaca no cenário estadual. Nos últimos anos, o município tem caminhado a passos largos para consolidar seu setor industrial.
Maior polo têxtil de Mato Grosso, Campo Verde conta com 17 usinas de beneficiamento de pluma e 4 unidades de produção de fios em operação. “Nós temos plena certeza que esse desempenho do setor agropecuário estimulará a vinda de novos investimentos no setor industrial, que aproveitará toda essa oferta de matéria-prima da qual dispomos”, observa o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.