Uma equipe da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, esteve em Campo Verde nesta terça-feira (2) para fazer a apresentação dos índices preliminares do Programa Avalia MT. Os indicadores demonstram que o ensino ofertado pelo Município é eficiente e garante a alfabetização da maioria dos alunos na chamada idade certa, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental.
Durante o dia, os indicadores foram apresentados ao prefeito Alexandre Lopes de Oliveira e a diretores, coordenadores e gestores das escolas públicas municipais. À noite foi a vez dos professores conhecerem os resultados. Os números apontam, segundo os dados do Avalia MT, que 83% dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental apresentam bom desempenho em Português e Matemática, disciplinas que são avaliadas pelo Programa.
De acordo com a secretária municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, 1,14 mil crianças foram avaliadas pelo programa. Os resultados, frisou ela, demonstram uma evolução na aprendizagem desde 2021, ano em que o programa Avalia MT foi implantado.
“Nós temos analisado, principalmente feito uma análise mais criteriosa da nossa série histórica, e a gente tem visto que o município de Campo Verde tem avançado”, enfatizou Simoni Borges. “Do ano de 2022 para 2023 nós temos apresentado avanços interessantes”, completou.
Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, os indicadores registrados pelo Avalia MT refletem, e confirmam, a qualidade do ensino que é ofertado pela Rede Pública Municipal de Ensino. Para ele, os excelentes resultados demonstrados refletem “o quanto a educação de Campo Verde tem evoluído, o quanto ela tem prestado um serviço de excelência”.
“Nós atingimos hoje níveis muito bons, chegando até mesmo a níveis avançados, fazendo com que a gente tenha o sentimento de dever cumprido e, ao mesmo tempo, ter a alegria de poder ofertar uma excelente qualidade na educação, na formação das nossas crianças, dos nossos jovens e dos nossos adultos, proporcionando aí uma condição de transformação nas nossas vidas, que é a educação. Estamos muito contentes”, afirmou o prefeito.
De acordo com a secretária Simoni Pereira Borges, os avanços na educação são desafiadores, mas o município, enquanto Secretaria Educação, tem buscado estratégias e parcerias que resultem no empoderamento dos professores e gestores para que eles entendam o processo e, dessa forma, o Município consiga oferecer uma aprendizagem com cada vez mais qualidade.
Simoni explicou também que nos indicadores existem eixos considerados principais que são trabalhados nas avaliações externas, que são o Avalia MT e o SAEB. “É a partir desses elementos que nós vamos ser quantificados nessas avaliações. Então nós temos toda a questão aí do ranqueamento do Município, como nós estamos, qual é a nossa posição dentro dos índices em relação aos demais municípios e até ao cenário nacional”, observou. “E nós temos também o elemento principal que é a verificação do nosso índice de eficiência com a aprendizagem, que eu acho, é a ‘cereja do bolo’ quando nós olhamos para o sistema educacional”, ressaltou.
Simoni destacou também o índice de proficiência do ensino público municipal, que está acima de 600 pontos. “Mas nosso objetivo é superar a média nacional que é de 743 pontos para um aluno de segundo ano. Hoje nós estamos na casa dos 600, mas trabalhando para superar a meta nacional”, enfatizou.
Técnico da Coordenadoria de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação, Rodrigo Souza destacou que o Avalia MT, de forma sistemática, informa a qualidade da educação ofertada pelo sistema municipal de ensino. “As redes municipais mostram um grande avanço e Campo Verde não é diferente. Você observa na série histórica desses três anos avaliados um avanço sistemático em proficiência e uma redução de desigualdade, tanto é que [no]município, para o ano de 2023, nós temos 83% dos estudantes com aprendizagem adequada. É um dado muito importante. Isso mostra o quanto o Município vem zelando pela alfabetização na idade certa e por essa qualidade do ensino”, enalteceu Rodrigo.
A coordenadora regional do Programa Avalia MT, Cláudia Leite Brandão também destacou os avanços registrados no Município em relação a alfabetização da idade certa. “Campo Verde vem se desenvolvendo cada vez mais”, observou ela. “Vem se destacando diante do seu potencial e desafios. Desafios entre quantitativo de alunos, diante do quantitativo de escolas, de turmas, de professores. Mas dentro dessa dinâmica Campo Verde se destaca, conseguindo manter uma boa proficiência, um bom conhecimento dos alunos do segundo ano tanto em leitura como escrita, mas também tirando a diferença de desigualdade, que acaba também impactando na desigualdade social que a gente vive”, disse ele
A coordenadora regional do Avalia MT comentou também que o grande desafio de Campo Verde é manter o equilíbrio entre a aprendizagem dos alunos entre a aprendizagem dos estudantes e a qualidade entre todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.