Campo Verde, nos últimos dois anos, tornou-se exemplo de sucesso quando o assunto é vacinação, tendo se destacado em nível estadual – e até nacional – no alcance das metas nas campanhas de imunização desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Por dois anos seguidos, o Município ficou em primeiro lugar no Programa Imuniza Mais MT, tendo, em 2023, recebido um prêmio de R$ 500 mil.

E mais uma vez, Campo Verde sai na frente ao implantar um sistema móvel de vacinação, de forma que os profissionais de saúde, a bordo de uma van especialmente preparada e adaptada, vão até empresas, fazendas ou órgãos públicos para imunizar os trabalhadores.

A unidade móvel de vacinação começou a funcionar no último dia 8 de fevereiro e, até o dia 16, já havia atendido 400 trabalhadores em cinco empresas com a aplicação de 886 dose de vacina, entre elas a tríplice viral, contra hepatite B e dupla adulto, além da bivalente contra Covid-19. Durante a visita da unidade móvel, os trabalhadores podem atualizar o cartão de vacinação com outras vacinas que fazem parte do esquema vacinal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda no mês de fevereiro, outras sete empresas localizadas na área urbana e na zona rural, além de seis comunidades rurais, serão atendidas pela Unidade Móvel de Vacinação.

“Muitas pessoas encontram dificuldades para se deslocarem até os postos de saúde, seja por questões de mobilidade, trabalho ou outras barreiras”, observa a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiros da Silva. “A vacinação com a unidade móvel diminui essas barreiras, garantindo que mais pessoas sejam vacinadas”, acrescenta ela.

Conforme destacou Edna Queiroz da Silva, ao levar a vacinação até às empresas e às comunidades rurais, a Secretaria Municipal de Saúde está evitando a propagação de doenças e garantindo a saúde dos trabalhadores e da população. “Além disso, a vacinação no local de trabalho ajuda a manter a continuidade das operações e promove um ambiente mais seguro e saudável para todos”, enfatizou.

E a medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde tem a aprovação das empresas. “[A ideia] tá aprovada”, pontua a técnica em Saúde e Segurança do Trabalho Rosilene Silva Barbieri, da Agro-Sol Sementes, uma das empresas que recebeu a visita da unidade móvel de vacinação.

Na avaliação dela, a implantação da unidade móvel facilita tanto para as empresas, quanto para os colaboradores. “A gente tem muito funcionário [que]além de ter vindo de fora, tem a questão do pessoal que trabalha na área rural e não tem o tempo disponível para ir até o postinho tomar a vacina”, observou ela.

Para agendar a visita da unidade móvel de vacinação, empresas ou fazendas devem acessar https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSce13SGtGwkEk23uG1IMG1OmU_5vtHTjQ_LFQ8C8vRu1UxXIg/viewform

Compartilhar:

Acessibilidade