O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números do cultivo de algodão em todo o Brasil, referentes a 2022.

Terceiro lugar em área plantada em Mato Grosso e 4º maior produtor brasileiro, com 76 mil hectares cultivados, Campo Verde é líder no plantio do algodão na região Sul do Estado.

De acordo com os números divulgados pelo IBGE, a área ocupada com a cultura em Campo Verde no ano passado aumentou em relação à safra 2021, quando foram cultivados 72,5 mil hectares.

A produtividade média das lavouras cultivadas no município é a 2ª maior da região, com 4,2 mil quilos por hectare. Esse número também foi melhor que em 2021, quando a média foi de 3,7 mil quilos por hectare.

Entre os municípios vizinhos de Campo Verde, Primavera do Leste cultivou em 2022, 43,3 mil hectares, seguido por Jaciara, com 10 mil hectares, Chapada dos Guimarães com 6,9 mil, Juscimeira com 3,1 mil e Dom Aquino, com 2,3 mil hectares. Um total de 139,9 mil hectares cultivados.

Aliado à soja e ao milho, o algodão é uma das principais commodities de Campo Verde, sendo responsável pela geração de milhares de empregos no campo e outros milhares indiretamente na cidade.

O sucesso da cotonicultura local impulsiona o setor industrial, que passa por um momento de expansão. Em Campo Verde, existem atualmente 17 usinas de beneficiamento da pluma e quatro fiações em operação, o que torna o município o maior polo têxtil de Mato Grosso.

Compartilhar:

Acessibilidade