Enquanto o Brasil vive um período de descredibilização das vacinas, Campo Verde faz o caminho oposto, supera metas, imuniza a população e é premiado por isso, graças ao trabalho sério e determinado realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na última quinta-feira (20), em cerimônia realizada durante o II Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS), em Cuiabá, Campo Verde foi contemplado com o selo Diamante e recebeu um prêmio de R$ 1 milhão do Programa Vacina Mais MT, do Governo do Estado.
Campo Verde ficou em primeiro lugar na categoria entre os municípios com extrato populacional acima de 30 mil habitantes devido aos resultados alcançados nas campanhas de vacinação realizadas em 2024. Em segundo lugar ficou Lucas do Rio Verde.
Para conquistar a premiação, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu diversas estratégias como busca ativa, vacinação em creche, escolas e empresas; horário estendido nas unidades de saúde e distribuição de prêmios para quem está com o cartão de vacinação em dia.
Esta é a quarta vez que Campo Verde é premiado no Imuniza Mais MT, lançado em 2021. O Município já foi premiado uma vez com o “Selo Prata” e duas vezes com o “Selo Ouro”. O valor do prêmio recebido nesta quinta-feira, de acordo com a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita, Edna Queiroz da Silva, a exemplo dos anos anteriores, será investido para melhorar ainda mais o setor de saúde pública do Município.
Edna destacou que o prêmio é o resultado das ações desenvolvidas e da conscientização da população. “Estamos fazendo trabalho de casa”, ressaltou. “Eu estou grata por toda a equipe da Saúde, bem como por todos os parceiros que participaram disso. Eu sempre falo que a Saúde é feita por várias mãos e, sem dúvida nenhuma, esse reconhecimento é para todos nós”, disse.
Ela agradeceu também o apoio da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e da população no desenvolvimento das ações. A secretária também destacou que, mais importante que a premiação é a proteção da população proporcionada pela vacinação. “É sabermos que a nossa população está, sem dúvida, sem risco ou com risco muito menor do que, às vezes, [moradores]de outras regiões”, ressaltou.
Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a premiação conquistada por Campo Verde reflete o empenho e o profissionalismo com que a vacinação é tratada no Município. “Vontade de fazer cada vez melhor, esse é o grande exemplo que a gente recebe de Campo Verde”, afirmou o secretário. “Não apenas neste programa, mas nas demais ações. A [secretária] Edna realiza com o prefeito Alexandre um grande trabalho”, ressaltou. “É um exemplo para todos os municípios e eu fico muito feliz em ver esse desempenho e mais feliz ainda porque eu vejo a nossa população sendo imunizada”, completou.
Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a premiação no Programa Imuniza Mais MT é um reconhecimento pelo desempenho apresentado pelo Município nas campanhas de vacinação. “E quando você é premiado por isso fica melhor ainda”, disse o gestor.
Alexandre agradeceu às secretarias de Saúde Estadual e Municipal pelo trabalho desenvolvido e destacou o empenho da secretária e vice-prefeita Edna e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde para que a imunização alcançasse as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. “Parabéns pelas estratégias, pela execução, mas, principalmente pelo resultado”, disse.