Cadastramento vai permitir mapeamento dos espaços culturais de Campo Verde

0

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, a Prefeitura de Campo Verde lançou um edital que vai permitir o cadastramento e o consequente mapeamento dos espaços culturais existentes no município.

“O objetivo é identificar, reconhecer e fortalecer o setor cultural local”, explicou o secretário de Cultura e Juventude, André Reges Tavares. O cadastramento, de acordo com o edital, vai até o dia 2 de março e pode ser feito de forma online https://drive.google.com/file/d/1pMX28VftGVeLSVpyNXR0gcFAAcxp-drk/view?usp=sharing.

André Reges explica também que o cadastramento é fundamental para o reconhecimento dos espaços culturais “considerando as futuras ações da Secretaria de Cultura e Juventude, incluindo participações em editais e políticas públicas de incentivo à cultura”.

“Esse processo também contribui para a valorização dos agentes culturais locais, promovendo um mapeamento detalhado do setor e permitindo um planejamento mais eficiente das iniciativas culturais do município”, destaca o Secretário de Cultura e Juventude.

Ele ressalta que o simples cadastramento não implica no repasse imediato de recursos, mas será essencial para as organizações que desejam firmar parcerias com o Poder Público, segundo as diretrizes da Lei Federal número 13.019/2014.

Podem se cadastrar espaços e organizações culturais que não tenham fins lucrativos e que tenham no mínimo um ano de atuação, desde que apresentem portfólio comprovado de atividades culturais e estejam regularizados e em conformidade com a Lei Federal número 13.019/2014.

O edital, segundo André Reges, contempla espaços como teatro e salas de espetáculos, centros culturais e comunitários; escolas de música, dança e artes; bibliotecas e pontos de leitura; museus e galerias de artes; cineclubes e espaços de exibições audiovisuais; circo e lonas culturais, sedes de coletivos e grupos culturais; espaços de manifestações populares como hip hop, capoeira e quadrilha junina.

Para se cadastrarem é preciso ter comprovante de inscrição no CNPJ, estatuto social atualizado, ata da posse da atual diretoria, comprovante de endereço do espaço cultural, portfólio contendo fotos, matérias de jornais ou materiais que comprovem as atividades realizadas.

A análise e validação dos documentos serão feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e os cadastros homologados serão publicados no site da Prefeitura de Campo Verde na aba notícias. “Caso haja necessidade de complementação de documentos ou apresentação de recursos, os responsáveis serão informados, por e-mail, dentro dos prazos estipulados pelo edital”, explica André Reges.

“A cultura de Campo Verde precisa do envolvimento de todos”, observa o secretário. “E o cadastramento é um passo fundamental para a valorização da cultura no município e para a organização do setor cultural, possibilitando que os espaços e agentes culturais sejam incluídos de forma mais eficiente nas políticas públicas”, completa.

Compartilhar:

Acessibilidade