Uma das maiores dificuldades da população, e que acaba gerando problemas ambientais e favorecendo a procriação de animais peçonhetos e insetos transmissores de doenças. é o descarte correto de resíduos, sejam eles domésticos ou resultantes de atividades como construção ou limpeza de terrenos.
Em Campo Verde, um projeto implantando pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, visa evitar que entulhos de qualquer natureza acabem descartados em locais inadequados, gerando um passivo ambiental. Trata-se do “Caçamba Solidária”.
De acordo com o projeto, o Município disponibiliza as caçambas sem custos para famílias inscritas no CadÚnico ou para grupos de amigos, pelo prazo de 5 dias e depois faz o recolhimento. Para quem não é inscrito no CadÚnico, o custo da locação é de R$ 145,00, o equivalente a 50% do preço praticado pelas empresas locadoras.
“Com esse projeto, nossa proposta é reduzir a quantidade entulhos e resíduos descartados na natureza ou locais inapropriados”, frisou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira. As caçambas devem ser solcitadas diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e os moradores que forem flagrados fazendo o descarte resíduos em locais inadequados são notificados e têm um prazo para solucionar o problema. Só depois de expirado o prazo da notificação é emitida multa.
Em Campo Verde, além do projeto Caçamba Solidária, a população conta também com o sistema de coleta seletiva de lixo urbano, um aterro sanitário, um Ecoponto – onde podem ser descartadas pequenas quantidades de resíduos, e uma Área de Transbordo e Triagem para onde são destinados as sobras e restos de construção.