Uma boa educação começa pela qualidade dos profissionais envolvidos no processo de aprendizagem. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Educação está ofertando um momento formativo para 240 estagiários que atuam como auxiliares de sala nas escolas da Rede Pública Municipal.
A capacitação, que começou na tarde de quarta-feira (16) na Escola Municipal Áurea Marqueti, está reunindo 240 auxiliares de sala e sendo ministrada pela neuropsicóloga Suelen R. S. Luz, especialista em neuropsicologia com experiência em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
O tema da capacitação, que termina hoje (17), é Neurodiversidade e Educação: Práticas Inclusivas que Transformam.
“Propomos uma formação voltada para o atendimento, para a parte operacional. Demos ênfase ao atendimento especializado tendo em vista que muitos estagiários (auxiliares de sala) atendem alunos, pessoas com deficiência”, explicou a secretária municipal de Educação Simoni Pereira Borges.
A secretária acrescentou que a formação abrange também informações sobre as competências dos estagiários e suas atribuições. “E especificamos os desafios no trato com as pessoas que nós atendemos”, ressaltou.
A formação, frisou Simoni, faz parte da proposta da Secretaria Municipal de Educação voltada à inclusão e à diversidade. “A gente tem essa preocupação em capacitar as pessoas e, essencialmente esses estudantes, alguns ainda jovens que estão iniciando a sua vida profissional, para que eles se sintam mais seguros e capazes de realizarem as atividades no dia a dia das nossas escolas”, enfatizou Simoni Borges.
Um neuropsicólogo é um psicólogo especializado na relação entre o cérebro e o comportamento humano, avaliando e tratando alterações cognitivas, emocionais e comportamentais em pessoas com condições neurológicas ou distúrbios psiquiátricos. Utilizam conhecimentos de psicologia e neurologia para investigar como o cérebro influencia o funcionamento psicológico.