O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira ministrou palestra a alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Campo Verde, onde abordou as perspectivas de crescimento do município e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos.
Durante mais de 50 minutos, Alexandre fez uma apresentação do potencial econômico do município, demonstrando que sua base é calcada no setor produtivo, porém, tem caminhado firmemente em direção à verticalização, principalmente no setor têxtil.
Durante a apresentação, o prefeito demonstrou as oportunidades de agregação de valores nas cadeias produtivas do milho, com a fabricação de etanol, e da soja, na produção de óleo e outros derivados. Demonstrou também que a cadeia produtiva do algodão pode ser diversificada com o aproveitamento do caroço para a produção de óleo e torta para alimentação animal.
De acordo com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, palestras como a realizada na última quarta-feira permitem uma interação maior entre o Poder Público e os estudantes, que muitas vezes desconhecem as ações que estão sendo desenvolvidas visando o desenvolvimento econômico.
“São oportunidades em que nós, Poder Público, podemos levar para esse grupo de pessoas, que são estudantes, todas essas informações que, além de privilegiadas, são muito concretas e de alguma maneira podem ser aproveitadas por eles”, enfatizou o prefeito.
Alexandre ressaltou que esse tipo de ação desperta o entusiasmo no público, reduzindo as incertezas, especialmente da classe estudantil, que vive a expectativa do início da vida profissional. “Quando eles enxergam essas oportunidades, naturalmente há o entusiasmo para que possam buscar cada vez mais a qualificação e consequentemente a ocupação do mercado de trabalho, que é o que nós queremos”, frisou.
Alexandre reiterou que o processe de desenvolvimento industrial de Campo Verde é cada vez mais visível e caminha para a concretização. Ele enfatizou que a cidade passa por um momento de desenvolvimento que foi vivenciado, num passado recente, por outros municípios que hoje são destaques no cenário econômico do estado.
“O município de Campo Verde, eu sempre comento, tem a sua marcha de crescimento. E nesse meado da década de 20, eu diria, as coisas acontecerão de uma maneira muito mais acelerada porque nós conseguimos resolver alguns gargalos que existiam”, observou ele. “E agora a geração de oportunidades virá”, completou.
Estudante do primeiro ano do curso de Logística da Escola Técnica Estadual, Arthur Uliano aprovou a iniciativa da palestra, que contribui diretamente para a formação profissional. “Eu vejo que o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Verde estão investindo bastante na especialização da mão de obra”, disse ele.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares e o secretário de Governo Rosimar Bitencourt acompanharam o prefeito na palestra.